27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoCoragem e confiança – Um horizonte de esperança

Coragem e confiança – Um horizonte de esperança

Há dias, num contacto com os pescadores de Sesimbra, João Ferreira avançava a passo decidido – e, nisto, ouviu-se a voz de um pescador: “é o único que sabe o caminho para a doca”. É verdade: João Ferreira conhece bem, de muitas lutas e trabalhos, aquela doca, aqueles pescadores.

- PUB -

Ele próprio havia de dizer: “local que conheço bem e que é testemunha das agruras e das dificuldades que os pescadores enfrentam no mar e em terra, mas também da sua bravura.” Recebeu nesse dia a expressão de muitos apoios desses homens do mar que ali quiseram dar mais força à força que sempre os apoiou e defendeu.

Assim tem sido com o apoio de tanta gente que tem vindo a juntar a sua voz a esta voz que de norte a sul do País tem afirmado com tanta clareza, determinação, dignidade, os valores de um Portugal que está por cumprir – e que se cumprirá com a Constituição da República.

Os comentadores do costume mantiveram a sua tentativa desesperada de sentenciar uma espécie de confinamento político a este candidato, apregoando à exaustão que estaria limitado ao espaço político de um partido. Mais do que um problema de noção da realidade, houve ali um problema de noção do ridículo…

- PUB -

É que, a cada dia que passa, observamos a evidência do que tem sido o crescimento, o alargamento, a diversidade a todos os níveis, das pessoas que manifestam publicamente o seu apoio a João Ferreira. Gente de diferentes quadrantes políticos, que reconhecem que a importância destas eleições presidenciais coloca no centro do debate e do combate a exigência da afirmação de valores e de princípios na ação política – os valores e os princípios que João Ferreira tem protagonizado de uma forma verdadeiramente exemplar.

A candidatura de João Ferreira é a candidatura de todos os que se empenham na valorização do trabalho e dos trabalhadores, na justa distribuição da riqueza, na defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, na garantia de coesão territorial, na defesa do ambiente e dos ecossistemas, no combate a todas as discriminações.

A única candidatura que os portugueses puderam e podem encontrar do lado dos jovens, dos reformados, dos micro, pequenos e médios empresários, dos pescadores, dos agricultores, sem artifícios nem duplicidades. Uma candidatura que afirma que é preciso pôr um travão e inverter a parasitação do SNS pelos grandes interesses instalados, pondo fim à transferência de centenas de milhões de euros de recursos públicos para a acumulação privada.

- PUB -

A candidatura dos que não aceitam o Portugal das desigualdades e das injustiças e que lutam e aspiram à concretização em Portugal de uma democracia simultaneamente política, económica, social e cultural.

É por isso que vou votar em João Ferreira e apoio a sua candidatura. Porque este é o voto verdadeiramente útil, antes de mais para quem vota, para a construção de um Portugal desenvolvido, de justiça e de progresso.

Vou votar em João Ferreira porque este é o voto mais seguro e consequente na derrota de projetos antidemocráticos e de confronto com a Constituição da República e no aprofundamento da democracia, que não se esgota no ato de votar, seja neste domingo seja nas batalhas que se seguirão. O voto que influenciará o rumo da vida nacional no sentido do desenvolvimento, do progresso e da justiça social.

Mais do que nunca, é preciso defender esse horizonte e esperança na nossa vida coletiva, na vida do nosso País. Assumir em pleno essa coragem e confiança. É por isso que no domingo vamos votar João Ferreira.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -