28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoita“Um Presidente Raro” visitou a Casa dos Marcos na Moita

“Um Presidente Raro” visitou a Casa dos Marcos na Moita

“Para um Presidente raro”. Era esta a mensagem que a t-shirt que foi oferecida a Marcelo Rebelo de Sousa tinha durante a sua visita à Casa dos Marcos, na Moita.

- PUB -

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a Casa dos Marcos, na Moita, que é o único Centro Integrado para Doenças Raras e por Diagnosticar do Mundo, da responsabilidade da Associação Raríssimas, tendo distribuído cumprimentos entre utentes e funcionários.

Marcelo Rebelo de Sousa percorreu a instituição e fez questão de se inteirar do trabalho efectuado. Conversou com muitas pessoas, quis conhecer os tratamentos, participou em actividades, recebeu prendas, comprou lembranças e ainda fez “três amigos”, entre os utentes, que o acompanharam ao longo da visita.

“Quero louvar o trabalho e a dedicação de Maria Cavaco Silva, madrinha da instituição, para esta obra. Esta é uma obra única que nasceu de uma inspiração única. É uma obra de amor de uma mãe pelo seu filho e que agora se projectou em muitas outras pessoas”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

- PUB -

O Presidente da República lembrou que a rainha Letícia de Espanha, aquando da sua visita a Portugal em Novembro, tinha a intenção de visitar de novo a Casa dos Marcos e que só não o fez por motivos de agenda.

“Tudo é raríssimo nesta casa e todos os dias querem dar mais passos em frente. Todos somos diferentes e saber aceitar a diferença e lidar com ela é o segredo da obra desta casa”, defendeu.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda a importância de criar “outras Casa dos Marcos” no país.

- PUB -

Paula Brito e Costa, presidente da Associação Raríssimas, afirmou que Marcelo Rebelo de Sousa é considerado o “Presidente dos afectos” e que por isso estava no local certo.

“A Raríssimas é uma referência internacional e queremos ser o primeiro Centro de Referência para Doenças Desconhecidas”, afirmou, referindo que é necessária a ajuda do governo neste processo.

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, disse que é um privilégio para o concelho acolher um equipamento como a Casa dos Marcos.

“É já uma referência mundial e um equipamento de referência”, defendeu, deixando palavras de agradecimento aos trabalhadores da instituição, bem como aos utentes e suas famílias.

Antes de deixar a Casa dos Marcos, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de dizer que iria voltar para jantar, tal como tinha prometido aos amigos que fez durante a visita.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -