União das Freguesias de Setúbal diz que associações prestam “serviço fundamental e insubstituível” à comunidade
O movimento associativo está mais ‘rico’ após um apoio atribuído pela União das Freguesias de Setúbal, no valor de 250 mil euros. Este valor distribui-se entre apoios ao plano de actividades, apoios a projectos concretos e apoios estruturais, somando-se também os apoios logísticos, mão-de-obra, pequenas obras e trabalhos de comunicação.
Para a junta de freguesia, o movimento associativo presta um “serviço fundamental e insubstituível” à comunidade do território, sublinhando que o mesmo assume “funções sociais”, substituindo-se ao Estado, de “forma voluntária e benévola”, garantindo à população o “apoio social, acesso à prática desportiva e à criação e fruição culturais”.
Nesse sentido, no entender da autarquia estas instituições “merecem o sincero e profundo reconhecimento e agradecimento” da junta de freguesia, assim como o “grande esforço financeiro e logístico” que a União das Freguesias de Setúbal faz em todos os apoios que presta. A junta de freguesia considera que capacitar o movimento associativo é “fazer um território socialmente mais coeso, promover a cidadania e garantir maior qualidade de vida à população”.
Em nota de Imprensa, a autarquia sublinha a que a estes valores junta-se ainda o “forte investimento” da Junta de Freguesia na Fest’Asso, que é considerada a “festa do associativismo” da União das Freguesias de Setúbal e que, sendo a “grande festa popular” das freguesias, tem como um dos grandes objectivos da sua realização o “apoio ao Movimento Associativo”, através das “imensas possibilidades” que abre para a “realização de receitas às associações participantes”.
No total de apoios, a União das Freguesias de Setúbal investe um valor na ordem dos 250 mil euros em “diversos apoios” ao movimento associativo, representando dessa forma o “elevado compromisso” da junta de freguesia em “apoiar e incrementar a actividade associativa” e em “garantir” Cultura, Desporto e Apoio Social à população.
Foi na cerimónia de assinatura dos Acordos de Parceria com o Movimento Associativo para 2024, que teve lugar no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, que os apoios da junta de freguesia foram dados a conhecer. O auditório foi preenchido com os dirigentes associativos das 73 associações que vão receber estes apoios financeiros.
A junta de freguesia justifica este aumento “significativo” no apoio ao movimento associativo com o “alargamento e a qualificação” da oferta das associações e dos clubes e pelo “aumento do apoio social prestado à população” e também o “contexto socioeconómico” que se atravessa, assim como o “reforço da coesão”.