Bombeiros do Montijo celebram 115 anos e apelam a mais apoio

Bombeiros do Montijo celebram 115 anos e apelam a mais apoio

Bombeiros do Montijo celebram 115 anos e apelam a mais apoio

Comandante sonha com equipamento de protecção individual para todos os operacionais. Em 2023, a unidade respondeu a 9 382 ocorrências

 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo comemorou hoje 115 anos de vida, ao serviço das populações. Foram distinguidos elementos da corporação e o Comandante Luís Silva deu conta de algumas das necessidades mais prementes da unidade, ao mesmo tempo que fez o balanço à actividade desenvolvida no último ano.

- PUB -

“Em 2023, os Bombeiros do Montijo responderam a 165 acidentes, 103 incêndios estruturais, 4 547 emergências médicas, entre muitas outras ocorrências, totalizando 9 382 accionamentos de socorro. Os números falam por si e a persistência é o nosso lema e também o nosso foco”, disse o responsável pelo corpo activo dos Bombeiros do Montijo, durante a sessão solene realizada nas instalações daquela unidade.

Antes, Luís Silva já havia destacado o “exemplar protocolo de implantação das duas Equipas de Intervenção Permanente [EIP]” que a corporação apresenta, “em que a câmara municipal e a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil garantem o financiamento a cem por cento de dez operacionais”.

Mas, há ainda necessidades sentidas na unidade montijense. Além de identificar algumas, o comandante apelou a apoio para que as carências possam vir a ser suprimidas. Luís Silva disse sonhar com concretizações, que permitam à corporação continuar a servir as populações, com mais condições. E destacou “a aquisição de equipamento de protecção individual para incêndios estruturais para todos os bombeiros” da unidade bem como “a construção de uma nave nas traseiras do quartel”.

- PUB -

A cerimónia juntou individualidades dos bombeiros, autarcas e representantes das forças vivas do concelho. Presentes estiveram Elísio Oliveira e Sérgio Moura, Comandante e Subcomandante Regional dos Bombeiros da Península de Setúbal, respectivamente, Eduardo Correia, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, e José Calado, em representação da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal. No plano autárquico registaram-se as presenças de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, acompanhado pelos vereadores José Manuel Santos e Joaquim Correia, e de Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -