Águas Públicas do Alentejo, Santa Casa da Misericórdia e comemorações dos 50 anos de Abril são os principais investimentos
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal tem já aprovadas verbas adicionais, que se apresentam como uma alteração às Grandes Opções do Plano e superam os 154 mil euros, para melhorar o tecido social de algumas associações do concelho.
Assim, e depois de proposta aprovada na última reunião pública do executivo alcacerense – na passada quinta-feira –, um dos investimentos vai ser dirigido um “reforço de 20 mil euros destinado à execução de diversos projectos de especialidade à reabilitação da escola Pedro Nunes”, como explica o documento da moção apresentada.
Outras verbas vão para “um reforço superior a 14 mil euros para ocorrer a um aumento do capital social das Águas Públicas do Alentejo (AgdA)”, “um reforço de 50 mil euros destinado a conferir maior dignidade às próximas comemorações dos 50 anos do 35 de Abril”, e ainda, “um apoio extraordinário a conceder à Santa Casa da Misericórdia do Torrão, motiva um reforço de 40 mil euros”.
A quinta e última verba adicional será para a “dotação para aquisição de matérias-primas” para a autarquia salaciana, onde se espera “um reforço de 30 mil euros destinado a fazer face às repercussões nos preços deste tipo de bens, originados pela conjuntura inflacionista a que vamos assistindo”.
Contas feitas, a câmara municipal conclui que esta 1.a alteração ao orçamento de despesa “propõe reforços e anulações no montante de 136,250 mil euros”. O mesmo se passa com a 1.ª alteração das Grandes Opções do Plano em que, no Plano Plurianual de Investimentos, esperam-se “reforços no valor de 21 mil euros e anulações no valor de 35.250 mil euros”, nas Acções Relevantes revelam-se “esforços no valor de 134.007,50 euros e anulações no valor de 150.438,28 euros”.
Em Novembro do ano passado a Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou o orçamento municipal para 2024 no valor de 49,7 milhões de euros, um valor que se mostrou superior em 10,9 milhões de euros face ao documento aprovado para 2023.
A beneficiação do tecido económico com 9,8 milhões de euros segundo as Grandes Opções do Plano (GOP) 2024-2028 mostra-se como uma das prioridades da autarquia que colocou nos três primeiros lugares do ‘pódio’ – como prioridades – investimento na construção do Centro de apoio à divulgação do rio Sado – cerca de 1,04 M€ –, as Infra-estruturas de Casebres – cerca de 700 mil euros – e a finalização do estacionamento da Margem Sul da cidade – 565 mil euros.