Socialistas contaram com as abstenções de CDU, CDS, BE e IL
Com 11 votos favoráveis do PS e nove abstenções de CDU (5), CDS (2), BE (1) e IL (1), o orçamento no valor de 57,7 milhões de euros para 2024 foi aprovado, na última terça-feira, na Assembleia Municipal do Montijo. Votaram contra as bancadas de PSD (5) e Chega (1).
Entre os principais investimentos inscritos nos documentos previsionais estão a Loja do Cidadão, o Centro Escolar de Pegões, a requalificação das Piscinas Municipais e a criação do Centro de Cultura Trabatijo. A Câmara Municipal prevê ainda iniciar a construção de 120 novos fogos de renda apoiada e requalificar a eficiência energética de 110 fogos do bairro do Esteval Novo.
A estas, e outras obras, junta-se a diminuição de impostos. O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) desce de 0.34 para 0.33, é mantido o IMI familiar – com reduções entre os 30 euros para famílias com um filho e os 140 euros para as que têm três ou mais filhos – e é devolvida a taxa de 1% do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS). E será mantida a isenção de Derrama para as empresas com volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros.
O Orçamento Municipal para 2024 cresce cerca de 8,7 milhões em relação ao deste ano.