26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Escola em Poceirão é a única do concelho com oferta de ensino nocturno

Escola em Poceirão é a única do concelho com oferta de ensino nocturno

Escola em Poceirão é a única do concelho com oferta de ensino nocturno

Novo serviço educativo arrancou este ano e foi assinalado nas comemorações do aniversário do agrupamento escolar

 

A escola-sede do Agrupamento José Saramago, em Poceirão, é a única no concelho de Palmela que apresenta ensino nocturno. A oferta foi aberta este ano e assinalada a rigor, na passada quinta-feira, com uma sessão solene, integrada no dia em que o agrupamento festejou mais um aniversário.

- PUB -

“Só tínhamos ensino secundário profissional. Este ano alargámos a oferta. Com a introdução das línguas e humanidades de ensino regular e também com o início, no dia 2 de Outubro, da oferta de ensino nocturno”, revelou Faisal Aboobakar, director do Agrupamento de Escolas José Saramago, em declarações à Rádio Popular FM.

As comemorações de mais um aniversário do agrupamento – que englobaram nesse dia a habitual entrega dos diplomas de mérito do ano lectivo passado aos alunos – ficaram marcadas pela sessão solene, que “serviu para assinalar a abertura” da nova oferta. “Precisamente no dia do nascimento de José Saramago, nosso patrono, o que faz todo o sentido. Saramago foi um autodidacta, frequentou o ensino nocturno e isso diz-nos muito, porque o que fazemos tem muito a ver com o percurso do homem. É um exemplo do que queremos deixar aos nossos alunos, no sentido de perceberem que a escola é um elevador social, um instrumento para que possam crescer, fazer a sua formação”, justificou.

E o arranque desta nova resposta traduz-se, para já, em “três turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA)”. Uma, explicou Faisal Aboobakar, de “EFA Básico, que permite concluir o 9.º ano aos alunos que tenham a formação incompleta do 6.º até ao 8.º ano”. “E temos duas turmas de EFA Secundário: uma permite aos alunos fazerem o 10.º, o 11.º e o 12.º ano em dois anos; e outra, tipo C, que permite completar a formação a quem tenha o 12.º ano incompleto”, adiantou.

- PUB -

Sempre a crescer

A caminho de um total de 900 alunos, o Agrupamento de Escolas José Saramago “está cada vez mais frequentado”.

“Estamos a receber bastantes alunos estrangeiros. Esta é uma zona onde estamos a receber muita população migrante. Termos neste momento 127 alunos estrangeiros, de 15 nacionalidades”, avançou o responsável. A nacionalidade brasileira é a mais representada “com cerca de 50 alunos”. A estes juntam-se alunos de “países asiáticos”, como “Índia, Paquistão, Bangladesh”, “países africanos” e ainda da “América do Sul” e “da Europa”.

- PUB -

“É um agrupamento que sempre foi e quer ser cada vez mais inclusivo. E que quer estar de portas abertas para todos os jovens e adultos, que queiram encontrar neste nosso agrupamento um espaço de aprendizagens, de formação e de educação”, frisou. Nesse âmbito, neste agrupamento é também proporcionado o ensino da “língua de acolhimento para população estrangeira”, que conta com “duas turmas”, lembrou o director, a concluir.

Formado desde 2010, o Agrupamento de Escolas José Saramago conta actualmente com cinco estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -