O Seixal comemora o aniversário a 6 e Novembro, mas a sessão solene foi no domingo no Pavilhão Cidade de Amora
Os investimentos realizados, em curso e previstos no concelho do Seixal estiveram no centro do discurso do presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, na sessão solene comemorativa dos 187 anos de elevação deste território à categoria de concelho. Investimentos que tocam vários sectores, da educação à saúde, ambiente e apoio à terceira idade. E focou que a maioria das obras prometidas à população para este mandato está executado ou em andamento.
Sempre focado no contributo do trabalho do poder local em conjunto com as associações do concelho e população, o autarca apontou o Seixal como uma terra capaz de atrair investimento empresarial, fixar residentes e na primeira linha de desenvolvimento do País. E se alguns investimentos contaram com apoios de verbas nacionais e comunitárias, não deixou de apontar o dedo ao Governo, agora com o primeiro-ministro demissionário, afirmando que o Estado poderia ter feito mais.
Um dos casos é na habitação em que apontou o caso do realojamento de Rio Judeu em que “está tudo pronto para começar”, o que falta “é o Governo dizer que quer avançar” com esta operação em parceria com o Ministério da Habitação. “O Governo não está a cumprir, está a dever-nos cerca de 122 milhões de euros. Enviaram, na passada semana 3,5 milhões de euros, mas ainda falta muito”, diz Paulo Silva acrescentado: “Consideramos que este projecto não pode parar. Vamos começar no fim deste ano ou início do próximo”.
Ainda na habitação, o presidente da câmara focou o realojamento em Vale de Chícharos. “Estamos a terminar o realojamento com um modelo único a nível social, adquirindo casas, reabilitando as mesmas e realojando as famílias. São celebrados contratos de arrendamento, e já realojamos 220 famílias que estão a pagar renda”.
Antes de se referir a algumas intervenções do município na área da habitação, Paulo Silva já tinha apontado que o projecto governativo do Seixal, de gestão CDU, tem por base o desenvolvimento do território e qualidade de vida da população, num sistema de “proximidade aos cidadãos” e procurando o seu “envolvimento na vida municipal”, assim como na “criação de condições atractivas para fixação de emprego e projectos inovadores”, estes alguns dos eixos de actuação do poder local no concelho. “Este é um concelho que queremos de todos, para todos e com todos”, afirmava.
Uma altura que aproveitou para elencar o que foi construído, está em marcha ou em projecto num concelho que “tem sabido aproveitar os seus recursos endógenos” para conseguir “garantir mais riqueza, e melhor qualidade de vida”.
Fez notar que o desempenho do poder local “é francamente positivo, apesar dos problemas que lhe são colocados, principalmente pelas condições políticas, económicas e financeiras”, mesmo assim afirmou que “já estão executados, em curso ou a começar, cerca de 68% daquilo com que nos comprometemos com a população nas últimas eleições autárquicas”.
E aqui elencou a oferta cultural no concelho e não se esqueceu de referir os vários equipamentos disponíveis no concelho, prometendo que outros estão a caminho, como a construção do Centro Cultural Cidade de Amora, que se chamará José Saramago, a Aldeia do Bombo, a Casa das Artes e ainda, em fase de projecto, o Centro Cultural de Corroios e o Centro Cultural de Fernão Ferro.
25 milhões de euros em equipamentos desportivos
Também no sector desportivo estão na calha investimentos. Além do recentemente inaugurado Pavilhão Cidade de Amora, onde decorreu a sessão solene, disse o autarca que o executivo municipal já investiu, nos últimos anos, “25 milhões de euros na construção de equipamentos desportivos”. E garantiu que assim vai continuar. “Estamos a projectar um pavilhão municipal em Fernão Ferro e a trabalhar na cobertura de polidesportivo da Associação de Moradores dos Redondos”.
O caderno de investimentos passa também pela área do ambiente com a construção de vários parques verdes urbanos. Caso do Parque Metropolitano da Biodiversidade, além de outros que estão previstos para Vale de Chícharos, Arrentela, Alvaiazeres, Corroios, Fernão Ferro e Torre da Marinha.
No apoio à terceira idade estão também em marcha vários equipamentos no concelho, e para a infância várias creches. No sector da saúde disse já ter sido assegurado pelo município, depois de negociação com o Ministério da Saúde e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a construção do Centro de Saúde de Paio Pires, isto quando o Centro de Saúde de Foros da Amora, “é já uma realidade”.
Por saber está ainda o processo para a construção do Hospital do Seixal. “O ministro da Saúde disse-nos que o lançamento do concurso seria no primeiro trimestre de 2024, se assim não for, vamos todos juntos caminhar frente ao Ministério”, garantiu.
No caso da educação, disse o presidente que a câmara tem prevista a construção de novas escolas, além requalificar e ampliar vários estabelecimentos de ensino. Disse ainda que, quanto à requalificação de secundárias, foi conseguido que o Governo mapeasse seis escolas para intervir.
Este ano foram distinguidas 21 personalidades singulares, associativas e empresariais do concelho
Como sempre acontece nas sessões comemorativas do aniversário do concelho do Seixal, a Câmara Municipal homenageia personalidades singulares, associativas e empresariais que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município.
Este ano foram entregues 21 medalhas, em seis categorias, na cerimónia que decorreu no passado domingo, no Pavilhão Municipal Cidade de Amora.
Receberam medalhas de 25 e 40 anos de serviço os trabalhadores da câmara municipal e das juntas de freguesia e aposentados em 2022, como forma de os homenagear pelo serviço público prestado à população.
Com a Medalha de Mérito Cultural foram distinguidos Rui Unas, Rita Marrafa de Carvalho, Paulo Fragoso e Fernando Fitas.
A Medalha de Mérito Desportivo foi entregue a Luís Santos, José Henrique (Zé Gato, ex-guarda-redes do Benfica) e Alice Nobre.
Medalha de Mérito Empresarial destacou as empresas Irmagal, Construções Civis e Industriais, Lda.
A Medalha de Bons Serviços Municipais foi para António Estêvão Malvas Boal, José Correia, Pótó Bétu – Associação para o Desenvolvimento Social, Solidariedade e Cooperação com São Tomé e Príncipe, Kamba – Associação de Angolanos do Concelho do Seixal, Associação Cabo-Verdiana do Seixal, Associação de Apoio à Comunidade dos Países com Língua Oficial Portuguesa, Associação dos Naturais e Amigos da Lobata em Portugal e João Manuel Santos Batalheiro.
Medalha de Mérito Municipal reconheceu Manuel Araújo, Fernando Ferreira, Júlia Freire e Sebastião Pinheiro.
Medalha de Honra distinguiu, a título póstumo, Fernando Gonçalves dos Santos.