Sacerdote foi pároco no Barreiro e no Lavradio e vice-reitor do Seminário de Almada. Funeral foi este sábado
O padre José Rodrigo da Silva Mendes faleceu na quinta-feira, dia 9, aos 79 anos de idade, na Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, e o funeral teve lugar este sábado.
O sacerdote esteve na paróquia do Lavradio vários anos e foi também, durante 12 anos, vice-reitor do Seminário de Almada. Ultimamente foi pároco de Santa Maria, no Barreiro.
As celebrações fúnebres começaram na sexta-feira, na igreja de Santa Maria, e ontem, o bispo de Setúbal presidiu na mesma igreja, a uma Eucaristia, antes da saída para o Crematório da Quinta do Conde.
O cardeal D. Américo Aguiar deixou uma mensagem de “homenagem, gratidão e bênção” pela vida do padre Rodrigo Mendes, natural da Diocese do Porto e associado do Instituto Religioso Filhos da Caridade, através do qual foi ordenado padre por D. Florentino de Andrade e Silva, bispo auxiliar do Porto, na Igreja de São Gonçalo, em Amarante, a 18 de agosto de 1968.
Além das missões desempenhadas na Diocese de Setúbal, foi nomeado assistente Nacional da Liga Operária Católica (LOC), em 1974, e responsável pela formação dos Filhos da Caridade entre 1977 e 1984, tendo passado pelo Brasil, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, México, Cuba, República Checa, Hungria e Polónia.
Aquando da celebração dos 50 anos de sacerdócio do Padre Rodrigo Mendes, O SETUBALENSE fez-lhe uma entrevista em que o pároco falou sobre todo o seu percurso sacerdotal.