28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo: Concurso para projecto de arquitectura da Loja do Cidadão já foi...

Montijo: Concurso para projecto de arquitectura da Loja do Cidadão já foi lançado

O presidente da Câmara aponta a um milhão de euros de investimento e adianta que o edifício a construir terá mil metros quadrados

 

- PUB -

O concurso público para contratação de uma equipa que irá elaborar o projecto de arquitectura da Loja do Cidadão no Montijo foi lançado na passada quarta-feira e a expectativa de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal, é que a obra venha a ser lançada “em Setembro ou Outubro”.

“Contamos começar a montar o estaleiro e a construir a loja durante o próximo ano, sendo que estimamos investir cerca de um milhão de euros na sua concretização”, disse o autarca socialista.

O equipamento será construído no edifício onde funcionava a Divisão da Educação da Câmara Municipal, abrangendo ainda um imóvel contíguo que foi adquirido pela autarquia. Segundo o presidente da Câmara, a loja terá “cerca de mil metros quadrados” e o novo edifício a erigir “terá três pisos, uma entrada pelo lado que fica de frente para os Paços do Concelho e uma outra virada para a Rui Miguel Pais”, frente à Estrada Nova. “O 1.º piso será para a função de loja do cidadão e englobará também o Balcão Único. A parte do 3.º piso será um espaço para outros fins, contemplando uma pequena sala para questões culturais”, explicou.

- PUB -

O equipamento “vem responder ao problema dos serviços do Estado ao nível local”, considera Nuno Canta, destacando que “o principal é o do registo e notariado, que é complicado continuar a funcionar no tribunal”.

Paralelamente, o edil realça a importância de “centralizar serviços, nomeadamente da Segurança Social e das Finanças”, no equipamento, lembrando que a localização [do futuro espaço] tem a “enorme vantagem de juntar serviços na zona central do Montijo e próximos da Câmara Municipal, reforçando a função de centro da cidade e, com isso, também o comércio envolvente”.

Negociações por serviços

Para já, Nuno Canta diz estar a trabalhar na captação de serviços para o novo equipamento. “Temos feito reuniões. Há interesse dos serviços de notariado do tribunal passarem para cá e o cartão de cidadão também irá passar. Estamos agora a contactar a Segurança Social para saber do seu interesse em estar na loja”, revelou, acrescentando: “Iremos também contactar com as entidades mais privadas, mas também de serviços gerais, como a EDP e outras empresas de electricidade e também de telecomunicações, como a PT, que pretendemos que aqui se instalem”.

- PUB -

Porém, tudo dependerá “de como decorrerem as negociações agora e nos próximos meses”.

O Balcão Único, salientou ainda o presidente da Câmara, “também estará instalado na loja”, juntando: “E ainda estamos a tratar com a Agência de Modernização Administrativa (AMA) a possibilidade de esta loja, tal como a de Almada, vir a ter mais serviços, respondendo a algumas urgências que por vezes acontecem nas lojas de Lisboa. Ou seja, estas duas lojas devem ser também uma espécie de alternativa a algumas que existem na cidade de Lisboa. Isso está a ser estudado com a AMA e com a Secretaria de Estado de Modernização Administrativa”. “Estamos a pedir à AMA e ao Estado que tenham em atenção alguns aspectos, até porque estas lojas podem fazer parte de uma resposta acrescida para toda a região de Lisboa”, reforçou, apontando um exemplo concreto: “Na Expo existe uma loja. De repente nessa loja existe alguma dificuldade. Ora, as pessoas poderiam vir ao Montijo tratar do seu caso e regressarem a Lisboa.”

A Loja do Cidadão no Montijo vai concentrar também “vários serviços municipais, designadamente da água e do pagamento de taxas”, bem como “outro tipo de situações”, concluiu Nuno Canta.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -