28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoImortal sem mão de Deus ou de Vata

Imortal sem mão de Deus ou de Vata

O Vitória, no último domingo, não festejou a sobrevivência. Primeiro, porque o clube sadino será sempre imortal, enquanto houver memória e existir um setubalense; depois, porque a onda de apoio e de demonstração de grandeza registadas foi, sim, o celebrar da perpetuação dos sadinos num lugar que é o seu por mérito, entre os maiores, como o atesta o passado e o presente e certamente como o reforçará o futuro. Com mais ou menos cinco patéticos centímetros. De desespero ou de (in)verdade desportiva?

- PUB -

O que o Vitória e Setúbal comemoraram foi competência própria nos momentos decisivos, humildade, capacidade de superação e direito a continuar a manter acesa a chama de um historial brilhante e de um ADN invejável.

Uma coisa é uma I Liga engrandecida com a alma vitoriana, com os alicerces históricos de quem muito contribuiu para o crescimento e projecção do futebol português aquém e até mesmo além-fronteiras. Outra coisa é uma I Liga despojada dessa grandiosidade, sem a riqueza de uma inexplicável e inigualável mística que se vive, sente e respira por todos os poros, embalada pela força dos ares da maresia do Sado, capaz de resistir a cinco dedos (leia-se, centímetros) de dianteira infeliz.

De Jacinto João a Vítor Baptista, passando pelo clã Mourinho, entre tantos, mas tantos outros, o que já não deu Setúbal e o Vitória ao futebol nacional e internacional? Mais do que muito.

- PUB -

No domingo, a cidade ergueu-se e, uma vez mais, provou que o Vitória, além de pertencer ao grupo dos históricos, é igualmente ímpar, como os maiores, ou não fosse este o clube que ostenta o epíteto de Enorme e que há muito se tornou imortal.
O resto é uma mão de Deus ali e uma de Vata acolá. No Bonfim houve uma mãozinha de centímetros para variar no rigor e dedo de Vidigal para acertar na estratégia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -