O responsável diz-se motivado e promete trabalho e empenho à frente dos destinos do corpo activo da unidade
“Foi aqui que amadureci e aprendi a ser bombeiro. Espera-me, estou certo, mais trabalho, que não receio, e mais empenho, coisa para a qual não falta vontade e motivos para dar mais de mim”. As palavras de Luís Silva na hora de tomar posse como Comandante dos Bombeiros Voluntários do Montijo marcaram o início de um novo ciclo na vida da corporação, aberto no último domingo com a cerimónia oficial que encheu por completo a Casa da Música Jorge Peixinho.
O novo Comandante foi ainda distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses com o Crachá de Ouro, pelos serviços “altamente relevantes” prestados à causa dos bombeiros. E este não foi o único reconhecimento a que se assistiu na cerimónia de tomada de posse de Luís Silva e também de Ricardo Costa como 2.º Comandante. Américo Moreira, Comandante do Quadro de Honra, também foi condecorado. Recebeu o Crachá de Cidadania e Mérito por “45 anos de serviço com exemplar comportamento e dedicação” à mesma causa.
Além disso, o estandarte do corpo dos Bombeiros Voluntários do Montijo passou a ostentar também uma condecoração recebida, no âmbito dos “actos relevantes que os bombeiros” portugueses assumiram em prol das suas populações durante a pandemia.
Coube a Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, encerrar os discursos da praxe na cerimónia. Orgulho, motivação e eficácia foram as palavras-chave na intervenção do autarca.
“A assumpção de novas funções pelo novo Comandante dos Bombeiros Voluntários do Montijo é, seguramente, um motivo de orgulho e motivação para todas e todos os bombeiros. Esperamos que o novo Comandante seja uma voz eficaz na corporação e possa ultrapassar as dificuldades que têm acontecido para que os Bombeiros do Montijo tenham um futuro”, disse o edil.
Na mesa de honra estiveram presentes, além de Nuno Canta e Luís Silva, António Nunes, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Elísio Oliveira e Sérgio Moura, respectivamente Comandante e Subcomandante Regional dos bombeiros, José Caçado, representante da Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal, Fernando Caria, presidente da Junta de Montijo/Afonsoeiro, Vítor Santos, presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários do Montijo, e Jorge Lopes, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários do Montijo.