Utentes e autarcas exigem à tutela que mantenha posto da GNR em Ermidas-Sado e reforço dos efectivos

Utentes e autarcas exigem à tutela que mantenha posto da GNR em Ermidas-Sado e reforço dos efectivos

Utentes e autarcas exigem à tutela que mantenha posto da GNR em Ermidas-Sado e reforço dos efectivos

Resolução da Comissão de Utentes foi aprovada durante vigília realizada ontem em frente às instalações da Guarda

Cerca de uma centena de pessoas participaram ontem, 16, na vigília promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços do Concelho de Santiago do Cacém diante do posto da GNR de Ermidas-Sado, contra o encerramento destas instalações. E no final foi aprovada, por unanimidade e aclamação, uma resolução a exigir à tutela que recue na intenção e que opte por reforçar aquele posto com mais elementos.

No documento, os utentes consideram que um fecho das instalações da Guarda naquele território obedece “a critérios economicistas” e realçam as consequências, em termos de operacionalidade, que daí podem advir.

- PUB -

“O encerramento do Posto de Ermidas deixará apenas e só o Posto de Alvalade para dar cobertura às freguesias de Ermidas-Sado, Alvalade, Abela, São Domingos da Serra e Vale d’Água, numa extensão de 595 quilómetros quadrados, sensivelmente a mesma área dos concelhos de Avis ou Portel”, apontam.

Ao mesmo tempo exigem “ao Ministério da Administração Interna e ao Governo e demais entidades competentes a reversão da proposta, tendo em consideração a necessidade de garantir os serviços de proximidade às populações da freguesia de Abela e Ermidas-Sado”. E que o Governo coloque “mais efectivos no Posto da GNR de Ermidas-Sado, nomeadamente que possibilite um normal funcionamento no período nocturno”.

Ainda na mesma resolução, os utentes afirmam “apoiar” as diversas lutas que no futuro venham a ser desenvolvidas, para evitar o fecho do posto da GNR.

- PUB -

Entre os participantes na vigília estiveram Paula Melo Lopes e Álvaro Beijinha, que presidem respectivamente à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Carlos Parreira, presidente da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, além do vice-presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG-GNR) e populares.

A resolução vai agora ser enviada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro, ao ministro da Administração Interna, ao presidente da Assembleia da República, grupos parlamentares da Assembleia da República, ao Comando Distrital de Setúbal da GNR, à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, bem como aos órgãos autárquicos do concelho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -