27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA Unidade Local de Protecção Civil

A Unidade Local de Protecção Civil

O CDS-PP tem apresentado diversas medidas estruturais de elevada importância, quer de âmbito nacional quer de âmbito local, nomeadamente no município de Montijo. A par de várias outras propostas estruturais, aquando da 6ª Sessão Ordinária da Assembleia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, realizada no dia 17 de Dezembro de 2018, o CDS-PP Montijo apresentou a proposta de implementação da UNIDADE LOCAL DE PROTECÇÃO CIVIL (ULPC), que se sentia estar em falta nesta freguesia, bem como em todo o Concelho, complementando a sua estrutura municipal de proteção civil.

- PUB -

A ULPC, composta por agentes locais, sendo estes cidadãos da comunidade devidamente formados e equipados, numa estrutura “proactiva e dinâmica” no seu funcionamento e nas suas acções, em especial num contexto pedagógico e preventivo, dando uma resposta efetiva a nível local mas enquadrada na Proteção Civil Municipal. A ULPC terá assim um papel de extrema importância, nas fases da pré-emergência, valorizando a prevenção e diminuição de riscos, assim como nas fases de emergência ou de recuperação.

A proposta de criação desta estrutura pelo CDS-PP em 2018, foi aprovada por maioria, contando apenas com a abstenção do Bloco de Esquerda.

Cerca de um ano depois, tendo o CDS-PP questionado regularmente o executivo sobre o estado de execução da ULPC, e tendo também entretanto a legislação sobre a matéria sido alterada, o regulamento da ULPC foi finalmente apresentado pelo executivo da Junta, em Janeiro de 2020, para consulta pública. Na assembleia, realizada no dia 24 de Junho de 2020, o regulamento foi aprovado por maioria, apenas com a abstenção de 2 deputados da CDU.

- PUB -

O CDS-PP tem aqui de agradecer ao executivo da Junta da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro pela criação e apresentação de regulamento da Unidade Local de Protecção Civil, bem como à assembleia de Freguesia pela aprovação do mesmo, pois trata-se de facto daquilo que será uma importante estrutura local para prevenção e proteção da população.

No entanto, sobre este regulamento e implementação, há algumas questões que irão ser verificadas e acompanhadas pelo CDS-PP, de forma a que esta Unidade Local desempenhe o seu papel da melhor forma possível e dentro dos princípios pelos quais foi proposta, não se pretendendo que seja uma mera estrutura formal e passiva, mas sim que demonstre a sua utilidade dentro do território da Freguesia, envolvendo a população, podendo ser um exemplo para a criação e implementação no território das restantes freguesias do município.

Esta aprovação e implementação da ULPC foi também a prova cabal de que temos em Montijo dois PS muito distintos entre si.

- PUB -

O PS da Câmara, que hostiliza e atropela a oposição e a democracia, não deixando os montijenses verem as gravações das reuniões públicas da Câmara e chumbado todas as propostas válidas dos vereadores da oposição, colocando o interesse dos seus amigos e do seu partido à frente dos interesses da maioria da população. E temos por outro lado, nas Uniões de Freguesias, um PS democrático e de bom senso, que apesar de estrangulados pela sua pública falta de recursos materiais, humanos e financeiros, reconhecem as boas propostas da oposição, como foi esta atempada e excelente proposta do CDS-PP Montijo, que foi aceite e implementada pelo Sr. Fernando Caria, que representa na União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, sem dúvida alguma, um outro PS, um PS democrático que põe os interesses dos munícipes da sua freguesia à frente dos interesses de poder absoluto do seu partido e que assim aceitou e implementou a excelente proposta do CDS-PP Montijo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -