Segunda parte de grande qualidade foi decisiva para o triunfo, por 29-26
O Vitória FC alcançou sábado o primeiro triunfo no Campeonato Placard Andebol 1 ao bater, por 29-26, o Artística de Avanca, em partida da oitava jornada da prova. Com seis golos apontados no encontro realizado no Pavilhão Antoine Velge, Cláudio Pedroso foi o homem que mais contribui na finalização para a estreia a ganhar da equipa comandada por Luís Monteiro na presente temporada.
Com a conquista dos três pontos, o conjunto setubalense, que tem menos três jogos disputados do que a maior parte dos 12 clubes que competem no escalão principal da modalidade, estão agora na última posição (12.º) apenas a três de distância do adversário (10.º) que enfrentaram anteontem e que contabiliza mais três jornadas do que os verdes e brancos.
No duelo travado diante do conjunto do distrito de Aveiro, o veterano Cláudio Pedroso, de 37 anos, que na ronda anterior já tinha estado em evidência ao marcar 10 golos frente ao Vitória de Guimarães (minhotos que levaram a melhor por 37-35) não foi o único elemento com a pontaria afinada. Apenas com menos um golo que o experiente colega, Nuno Roque e Alexandre Pereira marcaram por cinco vezes, sendo decisivos para o êxito.
De resto, numa partida em que a luta pela vitória se manteve praticamente até ao final, todos os homens que inscreveram os seus nomes como marcadores na ficha de jogo, foram cruciais no resultado alcançado. Neste particular, Felisberto Landim (quatro), Victor Talmazan e João Ferreira (ambos com três), Duarte Pereira (dois) e Diogo Campos (um) também facturaram pelos sadinos no Antoine Velge.
No embate travado em Setúbal, o Artística de Avanca entrou melhor e foi superior durante praticamente todo o primeiro tempo. Só após o intervalo, depois de Luís Monteiro ter efectuado algumas alterações na forma como a sua equipa abordou o adversário e os diferentes momentos do jogo, é que o Vitória passou a dominar e conseguiu recuperar numa segunda parte emocionante em que ambas as equipas proporcionaram aos adeptos um excelente espectáculo.
Fundamental para a recuperação dos vitorianos foi a presença dos adeptos no Pavilhão Antoine Velge e a forma como, mesmo nos momentos adversos em que as coisas não estavam a correr de feição, apoiaram e galvanizaram os jogadores, que tiveram uma enorme entrega. O facto foi inclusivamente destacado pela secção da modalidade na publicação que fez no Facebook. “Um especial agradecimento ao excelente público que nunca deixou de apoiar”.
Do lado Artística de Avanca, emblema da Associação de Aveiro que somou o seu sexto encontro sem vencer (cinco derrotas e um empate), Rúben Santos, com seis golos, foi o melhor marcador. Na finalização, Lourenço Santos (cinco), Gonçalo Silva (quatro), Fábio Silva (três), Ciprian Popovici, Xavier Barbosa e Rodrigo Campos, todos com dois, e André Lima e Edmilson Garcia (com um cada), também marcaram em Setúbal.
Recorde-se que o encontro no Antoine Velge marcou o regresso do Vitória ao seu pavilhão depois de o encontro da 6.ª jornada, a 4 de Outubro, diante do FC Gaia, ter sido interrompido após um pequeno grupo de adeptos ter invadido o campo, levando à suspensão do mesmo quando os nortenhos venciam 16-9 ao intervalo. O caso está sob a alçada do Conselho de Disciplina da Federação de Andebol de Portugal (FPA), que está a analisar as informações recolhidas junto dos intervenientes no jogo.
Visita ao Dragão Arena no domingo
Enquanto a FPA não se pronuncia oficialmente sobre a sanção, o Vitória tem apenas como certo que o seu próximo compromisso no Campeonato Placard Andebol 1 será no próximo domingo, 22 de Outubro, dia em que, a contar para a nona jornada da prova, a equipa defronta, pelas 15 horas, no Dragão Arena, o FC Porto, que ocupa actualmente a 2.ª posição com 23 pontos (menos um que o líder Sporting) em oito jogos.
Os comandados de Luís Monteiro têm pela frente a árdua tarefa de defrontar uma das equipas mais fortes do campeonato. Os setubalenses prometem fazer tudo para surpreender os dragões, que levam clara vantagem no confronto directo. Nas últimas deslocações à cidade Invicta, os sadinos voltaram a casa com pesadas derrotas, por 42-25 e 36-21, respectivamente, em 2022/23 e 2021/22.
A supremacia do FC Porto também se tem verificado nos confrontos disputados no Pavilhão Antoine Velge, recinto em que 27-40 e 27-30 foram os desfechos mais recentes, ambos em duelos travados na temporada anterior. O primeiro a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e o segundo para a jornada 12 do Campeonato Placard Andebol 1.