28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoArrendamento comercial: os tubarões e o peixe miúdo

Arrendamento comercial: os tubarões e o peixe miúdo

A situação que os empresários do comércio, dos serviços, da restauração, estão a enfrentar atualmente é de uma gravidade que não pode ser ignorada. A realidade dos pequenos e microempresários é de quebras na faturação que têm sido brutais – e não são um problema ultrapassado, antes continua a fazer-se sentir, com resultados de vendas que não chegam para pagar sequer a renda das instalações.

- PUB -

O debate em Sessão Plenária foi esta terça-feira, a votação na generalidade das propostas vai realizar-se na sexta-feira ao final da manhã. Mas há diferenças significativas que não podemos deixar de identificar.

Com a proposta de lei que apresentou na AR, o Governo procura prolongar uma medida que está muito longe de responder aos problemas, quer do chamado “comércio de rua” nos vários sectores, quer dos lojistas dos centros comerciais.

O que o PCP propõe é a redução efetiva das rendas, de forma proporcional à perda de rendimentos verificada.

- PUB -

No que diz respeito ao regime geral do arrendamento não habitacional, propomos que haja essa redução proporcional, sendo que o senhorio deve ser compensado pelo Estado.

No caso dos lojistas dos centros comerciais, devem ser atendidos os contratos que têm apenas componente fixa (e em que se deve aplicar a norma que acabei de referir) e os contratos de componente fixa e variável, em que se aplica apenas esta última, em função das vendas realizadas – aliás dando seguimento ao que aprovado sem votos contra no Orçamento Suplementar [por proposta do PCP].

E aqui é fundamental sublinhar que o PCP propôs nesse debate orçamental estas medidas para ambos os sectores, de forma coerente e conjugada. O problema é que a maioria aprovou as propostas do PCP para uma parte do problema – chumbando, todavia, as propostas do PCP para o comércio de rua!

- PUB -

A Assembleia da República tem agora uma oportunidade que não pode desperdiçar, quer para impedir as práticas abusivas e inaceitáveis que os fundos internacionais estão a impor aos lojistas, cláusulas leoninas, etc., quer para garantir que não são excluídos os milhares e milhares de micro e pequenas empresas do comércio de rua em todos os sectores – bem como os lojistas com contratos de componente fixa.

Entretanto têm aparecido diversas “notícias” que deturpam a proposta do PCP de isentar os pequenos lojistas dos centros comerciais de pagar a chamada renda fixa. É interessante constatar que não houve qualquer indignação com as propostas legislativas relativas a isenções e moratória de rendas de lojas comerciais de pequenos senhorios, o problema foi quando se tocou nos grandes fundos de investimento imobiliário detentores da maioria dos centros comerciais do país, de tal forma que o Jornal de Negócios, desta vez, até deu honras de capa ao PCP.

O que está em causa é impedir que os impactos da epidemia sejam pagos apenas pelos pequenos lojistas, o que poria em causa muitos postos trabalho. Desenganem-se: o PCP não cede à campanha e pressão que está a ser movida contra a aprovação da sua proposta, e reafirma a sua determinação em corrigir esta injustiça.

O que é urgente e indispensável é que haja justiça, que haja equidade, que os sacrifícios não sejam só para alguns. É que enquanto alguns optam por ficar do lado dos “tubarões”, há quem não desista de relembrar que o “peixe miúdo” tem de se organizar – e se se organizar tem muita força!

É para essa resposta de justiça e equidade que apontam as presentes propostas do PCP. Haja então coragem política para as aprovar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -