28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadePrimeiro dia de greve parcial na Linha do Sado com 90% de...

Primeiro dia de greve parcial na Linha do Sado com 90% de adesão, diz sindicato

O primeiro dia de greve parcial de trabalhadores da CP na Linha do Sado teve uma adesão de 90%, disse hoje à Lusa o presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), Luís Bravo.

- PUB -

De acordo com o presidente do SFRCI, entre as 5h00 e as 8h00 de hoje circularam, na Linha do Sado (Barreiro – Setúbal), apenas os quatro comboios correspondentes aos serviços mínimos e mais um que não tinha sido decretado para serviços mínimos.

Tal traduz uma adesão à greve de 90%, referiu o sindicato.

No domingo, em comunicado, o sindicato que representa os trabalhadores ferroviários das carreiras comerciais, transportes e chefias diretas da CP, informou que ia dar início a várias jornadas de luta com a primeira a decorrer na Linha do Sado, durante esta semana, entre as 05:00 e as 08:00.

- PUB -

Entre as razões apontadas para a greve, o sindicato diz estar contra a gestão operacional da CP, “que coloca trabalhadores em trabalho extraordinário excessivo”, e exige a reposição total da oferta de comboios a nível nacional.

A estrutura sindical alega que os trabalhadores estão contra a proposta de regulamento de carreira apresentada pela CP que “extingue as categorias profissionais de operação de revisão e venda e operação venda e controlo e os técnicos comerciais”.

Na nota é criticada a proibição imposta nos comboios da linha de Sintra/Azambuja que impede os revisores “de executarem as suas funções de controlo e acompanhamento e intervenção na taxa de ocupação dos comboios”, nesta situação de calamidade decretada para a Grande Lisboa devido à pandemia por covid-19 e também a falta de oferta de comboios para os utentes da mesma linha de forma a que se possa reduzir a ocupação nas horas de ponta.

- PUB -

“O senhor ministro [das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos] apresentou novas carruagens comparadas a Espanha e, de facto, a gestão da empresa no último ano tem sido basicamente essa situação: só preocupada com a questão da manutenção e compra de material circulante, que é importante, mas a CP não é só oficinas e material circulante”, defendeu Luís Bravo.

No entender do sindicato, a gestão diária dos comboios, de horários e de pessoal não está a ser feita “com a devida competência”.

A título de exemplo, o dirigente sindical destaca a questão do aumento da oferta na Linha de Sintra, que está a ser estudado, para evitar picos na hora de ponta, mas que só terá uma resposta dentro de três meses.

“A questão do vírus e das necessidades dos utentes e dos trabalhadores não se coadunam com respostas a dois ou três meses, mas esse tem sido o prazo das respostas a qualquer problema existente na empresa”, apontou Luís Bravo.

Para o dirigente sindical, o facto de quatro dos cinco elementos do conselho de administração da CP terem transitado da antiga Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) é uma das causas para a persistência de “um conjunto de problemas”.

“Há um conselho de administração com um conhecimento muito específico da área oficinal, mas em termos de gestão de comboios e de pessoal, estamos a sofrer as consequências dessa falta de experiência e conhecimento”, considerou.

O sindicato lamenta ter-se visto obrigado a recorrer à greve “neste momento tão complicado” e remete para a próxima semana a divulgação do calendário das formas de luta que serão realizadas em todo o país.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -