Sábado foi dia de celebrar o aniversário do jardim-escola pela qual já passaram milhares de crianças
O sonho do padre Agostinho Gomes de construir um jardim de infância está agora a completar 50 anos. O Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra comemorou meio século no passado fim-de-semana, um projecto que foi pensado nos anos 60 mas só foi concretizado em 1972.
O passado sábado foi de comemoração e festa que juntou dezenas de membros da direcção técnica e da equipa do centro e os familiares das crianças que frequentam este espaço. Os mais pequenos estão distribuídos pelas salas da creche, pré-escolar e no centro de actividades de tempos livres (CATL).
O início da história não começou totalmente legalizado. O primeiro ano de actividade do jardim de infância – que tinha como missão ser um sítio seguro para os pais deixarem as suas crianças quando fossem trabalhar – desenvolveu os seus primeiros anos de actividade nos anexos da igreja paroquial. Nesta época o jardim- escola era orientado pela Irmã Serva de Nossa Senhora de Fátima e contava apenas com uma auxiliar.
Começou por receber 26 crianças e não existia qualquer apoio financeiro para a actividade. O investimento acabou por ser feito pelos pais com mais
posses económicas, que chegavam a pagar duas mensalidades para fazer face à impossibilidade económica dos familiares das crianças ali acolhidas.
Logo após a abertura oficial, que só se concretizou um ano mais tarde, o espaço foi recebendo um maior número de crianças. “Em 1973, havia 46 crianças; em 1974 subiu para 73 crianças; 1977 para 80 crianças; 1980 para 100 crianças; em 1981 para 115 crianças”, detalham em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.
“Actualmente o Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra presta um enorme contributo a nível Infantil, Familiar e Social, acolhendo diariamente mais de duas centenas de crianças e apoiando centenas de famílias do concelho de Sesimbra”.