Autarcas de Alcácer do Sal, Grândola e Setúbal falam hoje no Forte de São Filipe, pelas 11h30
Os presidentes das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal, Grândola e Setúbal vão-se juntar numa conferência de imprensa para abordar a questão da travessia fluvial do Sado entre Setúbal e Troia. É já na manhã desta terça-feira, pelas 11h30, que os autarcas falam no Forte de São Filipe, em Setúbal.
Recentemente foi criada uma petição pública denominada pela “inclusão da Travessia Fluvial Setúbal -Tróia no sistema tarifário da Área Metropolitana de Lisboa no Passe Navegante”. Esta pretende que as viagens na travessia fluvial Setúbal-Tróia, realizadas pela empresa Atlantic Ferries, sejam incluídas no passe Navegante que abrange os transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa. Criada pelo Bloco de Esquerda a petição pretende alcançar todos os cidadãos e entidades que queiram associar-se à causa.
O documento acusa as empresas concessoras de transportes fluviais de fixar os “preços incomportáveis para a generalidade das pessoas residentes em Setúbal, que assim deixaram de poder usufruir da praia de Tróia”.
Dizem ainda que os valores praticados são muito superiores aos que a Transtejo e a Soflusa cobram para distâncias maiores. Assim pedem que a praia, que fica “defronte da cidade de Setúbal, numa distância inferior a 1 km” possa ser devolvida aos seus visitantes através da inclusão das viagens no passe Navegante.
“Os preços são incomparavelmente superiores a outros equivalentes, como a travessia Lisboa/Cacilhas, Lisboa/Barreiro-Seixal ou Lisboa/ Montijo. Para deslocações na ordem dos 40 ou 50 kms na Área Metropolitana de Lisboa, o passe Navegante garante plena acessibilidade a qualquer Transporte Público (TP)”, explicam na plataforma Petição Pública.
O custo da viagem regular em catamarã praticado pela concessionária Atlantic Ferries, que faz a travessia fluvial entre Setúbal e Tróia aumentou, a 12 de Janeiro de 2023, para 8,80 euros por pessoa (ida e volta), o que significa que um casal paga 17,60 euros por um dia de praia em Tróia.
Até ao fecho desta edição, a petição pública contava com 6.922 assinaturas, apenas na plataforma online. Desta forma, a petição pela “inclusão da Travessia Fluvial Setúbal -Tróia no sistema tarifário da Área Metropolitana de Lisboa no Passe Navegante” está muito perto de atingir mais de 7 500 assinaturas, tantas quanto as necessárias para ser apreciada no plenário da Assembleia da República.