Interdição da zona balnear mantinha-se desde 30 de Setembro
As novas análises à qualidade da água da Lagoa de Albufeira fizeram com que a bandeira verde voltasse a ser hasteada na zona balnear sesimbrense.
Desde o passado dia 30 de Setembro que as águas estavam interditas a banhos, uma situação que a autarquia classifica como “pontual, furtiva ou acidental, ainda de origem desconhecida”.
A Agência Portuguesa de Ambiente, que depois de uma análise considerou que a água estava imprópria para banhos, tem estado a acompanhar a situação e a proceder a várias análises de qualidade da zona balnear.
Sobre este caso a autarquia sesimbrense refere que manterá a vigilância do espaço nos próximos dias lembrado que esta “foi a primeira vez, desde que se iniciaram análises regulares às águas da Lagoa Interior, em 2016, que o resultado não foi positivo, indicando água de excelente qualidade”, referem em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.
A Lagoa de Albufeira tem duas zonas balneares: Lagoa-Mar, considerada por toda a praia na linha de costa ocidental, e Lagoa Interior. Estas análises não abrangeram a Lagoa-Mar, assegurando a autarquia que esta continua a manter qualidade de água excelente e Bandeira Azul.
Em Maio deste ano a abertura da Lagoa de Albufeira ao mar voltou a ser realizada com recurso a maquinaria, à semelhança dos anos anteriores. A expectativa de Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, é que, já a partir do próximo ano, a operação possa ser feita com dragagens. Com Lusa