Vitória e Moncarapachense, equipas que seguem sem perder na prova, defrontam-se domingo (17 horas)
Depois de ter apresentado o mesmo onze nas primeiras três jornadas da série D do Campeonato de Portugal, o treinador José Pedro vai ser obrigado a mudar a equipa na recepção de domingo, 17 horas, ao Moncarapachense. O castigo de Lourenço Henriques, defesa que foi expulso na jornada anterior diante do Real, está na origem da mudança forçada que será feita no setor mais recuado.
Independentemente de quem venha a ocupar a vaga deixada em aberto por Lourenço Henriques, de 19 anos, no eixo da defesa ao lado de Tiago Duque, a equipa técnica acredita que quem for chamado a desempenhar a missão vai cumprir o seu papel de forma adequada. Certo é que o lugar não estará a cargo de Guilherme Santos, defesa de 19 anos, que continua de fora por tempo indeterminado depois de ter fracturado o úmero na pré-época.
Apesar de seguir isolado na liderança da prova, com seis pontos em duas jornadas, o Vitória está a encarar o encontro com o Moncarapachense com concentração máxima de forma a não ser surpreendido. Recorde-se que os algarvios fazem parte do grupo de equipas que segue na 2.ª posição da tabela, com quatro pontos, fruto de um triunfo (1-0 na recepção ao Fabril) e um empate (1-1 na casa do Oriental).
Outro dado que serve de alerta aos vitorianos é o facto de terem sido surpreendidos na última vez que mediram forças com a formação de Moncarapacho. A 28 de Janeiro de 20223, a contar para a 16.ª jornada da série B da Liga 3, os algarvios impuseram-se em Setúbal, por 2-3. No Estádio do Bonfim, Rodrigo Pereira e Zequinha marcaram para os sadinos, aos 71 e 75 minutos, respectivamente, mas o Moncarapachense, que aos 75 empatava 2-2, levou os três para o Algarve co um hgolo de João Oliveira, aos 90+2 minutos.
Antes desse duelo de má memória para ao adeptos setubalenses, o Vitória tinha levado sempre a melhor nos três jogos que tinha feito com o adversário de domingo: 0-1 a 18 de Outubro de 2020 (golo de Mathiola) e resultado idêntico a 31 de Janeiro de 2021 (golo de Zequinha de penálti), ambos a contar para a série H do Campeonato de Portugal. Já na época 2022/23, na Liga 3, os sadinos ganharam 1-2, no Algarve, com golos de Zequinha e Lucas Marques.