Apresentação do andebol aos sócios tem entrada livre
As equipas de andebol seniores masculinas do Vitória e Benfica discutem hoje, a partir das 19:30 horas, no Pavilhão Antoine Velge, a 2.ª edição do Troféu Manuel Manita. Os adeptos interessados em assistir ao encontro que marca o arranque da temporada e serve de apresentação aos sócios e adeptos sadinos têm entrada livre no recinto do emblema setubalense.
O duelo entre os sadinos, que na temporada anterior terminaram o campeonato nacional da 1.ª Divisão no 9.º lugar, e as águias (3.º classificado), marca o reencontro entre os dois clubes que se tinham defrontado pela últimas vez, em Setúbal, a 25 de Fevereiro de 2023, dia em que os lisboetas tiveram de se aplicar para levarem a melhor (27-29) sobre os comandados de Luís Monteiro.
Recorde-se que a 1.ª edição do Troféu Manuel Manita, realizada em 2022, foi ganha pelo Sporting. A 26 de Agosto do ano passado, o conjunto leonino foi mais forte no Pavilhão Antoine Velge, local em que ergueram o troféu depois de vencerem os setubalenses, por 24-35.
O Troféu Manuel Manita tem como objectivo homenagear uma das figuras mais importantes da história do Vitória, que morreu em Dezembro de 2016 aos 82 anos de idade. Carismática figura do andebol vitoriano e português, dedicou a vida ao desporto. Curiosamente, iniciou a sua carreira desportiva como futebolista, chegando mesmo a integrar a equipa de juniores do Vitória.
Homem multifacetado do desporto, chegou a ser árbitro de futebol filiado na AF Setúbal. Após esse período e, ainda, no “velhinho” Campo dos Arcos dedicou-se, de alma e coração, à sua grande paixão, o andebol, e foi nessa modalidade que se notabilizou. Primeiro, como jogador, e depois como treinador de referência do andebol português.
Dos seus ensinamentos, beberam gerações e gerações de andebolistas vitorianos, tendo o Mestre Manuel Manita ficado, umbilicalmente, ligado às melhores equipas do Vitória nessa modalidade. Em 1989 chegou a desempenhar o cargo de seleccionador nacional de andebol, prova da enorme competência que sempre demonstrou.