Artista cabo-verdiana actua no Palco Carlos Paredes, nas Festas de Corroios, já este domingo
Vai estar nas Festas de Corroios, no Palco Carlos Paredes já este domingo. Chama-se Jenifer Solidade, a cantora cabo-verdiana que viu um dos seus últimos temas, “Lua”, ser eleito a Morna do ano, na edição deste ano dos Cabo Verde Music Awards, prémios que, em 2015, já a tinham galardoado com o prémio de “Melhor Intérprete Feminina”.
Nascida em 1984, Jenifer sempre “respirou” música e aos 18 anos assumiu-se como cantora profissional, actuando em hotéis no seu Cabo Verde Natal. Segue-se uma vinda para Portugal, a fim de estudar canto.
Em 2015 edita o seu primeiro álbum – “Um click” – e começa a integrar os círculos musicais ligados aos sons de África. Faz backing-vocals para nomes importantes da música, como Mayra Andrade, Ildo Lobo, Nancy Vieira ou Tito Paris, com este último a produzir os seus trabalhos.
Jenifer Solidade colabora ainda em trabalhos de outros músicos, como os angolanos Filipe Mukenga e Filipe Zau ou o cabo-verdiano Dani Santoz
Entretanto integra o “Cesária Évora Orchestra”, grupo de homenagem à diva cabo-verdiana, que conta com músicos que a acompanharam nos palcos mundiais, na fase final da sua vida.
No ano passado volta aos discos, com a edição de “Tanha”, um EP que inclui o referido e premiado “Lua”, onde mistura música tradicional do seu país com outras culturas.
O palco de Corroios será seguramente um dos locais onde Jenifer quererá provar o seu talento e alargar a sua base de publico.