Parque de Feiras e Exposições de Grândola enche durante cinco dias em certame com grandes artistas
Desde o início do ano que se inicia a contagem decrescente para o maior certame do concelho de Grândola: a Feira de Agosto.
Considerada como uma das maiores feiras francas do País – e a maior do Litoral Alentejano – esta mostra-se como o maior investimento da Câmara Municipal de Grândola, que só em espectáculos gasta o montante de 203 mil euros. A festividade, que remonta pelo menos ao século XVII, comemora–se ao longo de cinco dias, este ano marcados no calendário de 24 a 28 de Agosto, e junta grandes nomes do panorama musical português aos principais produtos e serviços que a região tem para oferecer. No espaço do Parque de Feiras e Exposições de Grândola – com uma praça de espectáculos que acolhe até 10 mil pessoas – o certame acolhe cerca de 120 mil visitantes, grandes adeptos não só dos expositores da feira, bem como do rico cartaz musical.
Sem esquecer a área total de 70 mil m2 que, além de ter capacidade para receber muita gente, tem ainda montados mais de 200 expositores onde se mostram os principais grupos económicos ligados ao turismo, e outros 200 feirantes. Wet Bed Gang e Karetus (24 de Agosto), Carolina Deslandes (25), Gypsy Kings by Diego Baliardo (26), Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG) convida Tim (27) e Calema (28) são as promessas para este ano que começa por convidar os jovens ao espaço, terminando os dias com um cartaz também direccionado para as restantes idades. O certame conta sempre com dois palcos, que além de receberem todos estes artistas, têm ainda a musicalidade dos DJs e dos artistas locais.
Zona de diversões, festival hípico e actividades no picadeiro, tenda animal, gastronomia, zona de artesanato – com mais de 30 artesãos – e animação de rua, são outras das actividades contempladas na programação que não deixa esquecer as tradições rurais.
O ano de 2022 marcou o retorno do evento que, à semelhança de muitas outras actividades culturais, esteve parado devido ao interregno causado pela pandemia. O movimento associativo e as freguesias grandolenses não ficaram de fora do espaço que acolheu nos palcos a Festa M80, Maninho, Cuca Roseta e Rui Veloso – sem falar do Palco Bar que recebeu Skalinbans, Oh My Dog e Triskle e as ruas da feira que foram animadas por Dixit, Bardoada, I Brass, Agarra-te O’Brass e Original Bandalheira!.
Em entrevista a O SETUBALENSE – que publicamos nesta edição – Carina Batista, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Grândola, destacou que este é o maior certame do concelho e aquele em que “o município mais investe, pela sua história”. Sublinha ainda que esta é a época em que os visitantes “têm oportunidade de assistir a grandes espectáculos, no palco principal e no palco secundário, visitar o espaço expositivo, que é uma importante montra do desenvolvimento concelhio, provar a gastronomia ímpar da região, na zona das tasquinhas e no jardim de mostra gastronómica, desfrutar a feira franca e os divertimentos, e percorrer ainda a tenda animal, que retoma uma antiga e importante tradição local, em que a feira era o local privilegiado de compra e venda de gado”.