Seis momentos onde a gastronomia, a música e a literatura tomam conta da cidade

Seis momentos onde a gastronomia, a música e a literatura tomam conta da cidade

Seis momentos onde a gastronomia, a música e a literatura tomam conta da cidade

||

São actividades para todas as idades e distribuem-se ao longo do ano para preencher a agenda cultural da Vila Morena

 

De uma ponta à outra do concelho não faltam iniciativas que vão desde a literatura, a música, a gastronomia, e até se levam eventos ao estabelecimento prisional.

- PUB -

O jazz apresenta-se como um estilo musical dominante durante um certame que se divide em várias fases durante o ano – falamos do Grândola, Vila Jazz. O chocolate é uma iguaria que promete ser de comer e chorar por mais, na Feira do Chocolate, e as ditaduras ibero-americanas continuam a ser relembradas por meio de melodias que tocam na Biblioteca e Arquivo, no Cineteatro Grandolense e no Jardim 1.º de Maio.

A biblioteca vai até si, por meio de uma viatura que faz várias passagens pelo município, sem que precise de ir até ela.

A feira do livro leva até aos munícipes uma grande variedade literária, além de organizar espectáculos nos principais locais de cultura do concelho. Fala-se apenas de seis, mas muitas são as actividades que preenchem a agenda cultural de Grândola. O Mês da Juventude, a Geração+, a Feira de Agosto, as Jornadas Europeias do Património e o aniversário do Núcleo Museológico da Olaria de Melides são outras das iniciativas.

- PUB -

 

 

Feira do Livro promove literatura e encontro com escritores

- PUB -

Dos clássicos da literatura, passando por livros infanto–juvenis e até às novidades editorais, assim se apresenta a Feira do Livro de Grândola que se realiza, tradicionalmente, em meados de Novembro. Com uma vasta oferta cultural de cinema, – no Cine Granadeiro – exposições literárias, – na biblioteca e arquivo – encontros com autores e espectáculos de promoção de livros e do hábito da leitura, a iniciativa completa este ano a sua 36.º edição.

A edição do ano passado decorreu entre os dias 25 de Novembro e 8 de Dezembro, contando com o apoio da Universidade Abertura através do Centro Local de Aprendizagem – onde estiveram à venda manuais do ensino superior. O evento cultural já decorre há mais de 30 anos. A entrada na feira é gratuita a todos.

 

 

Grândola, Vila Jazz com reportório de Zeca Afonso

Saxofone, guitarra, contrabaixo e outros instrumentos juntam-se em ritmo para levar até à vila melodias musicais do século XIX. O “Grândola, Vila Jazz” decorre entre os meses de Janeiro e Novembro prometendo diversidade musical com espaço para o reportório de Zeca Afonso. “Long ago and far Away” (30 de Setembro), “André Rosinha” (27 de Outubro) e “Alma Nuestra” (25 de Novembro) são os momentos musicais que podem ser ouvidos no Cineteatro Grandolense.

 

 

 

Feira do Chocolate adoça bocas e junta música

O chocolate é o ingrediente rei no evento que junta gastronomia, doçaria e música. A Feira do Chocolate de Grândola realiza-se todos os anos, habitualmente no início de Novembro, e junta cerca de 60 expositores onde os visitantes podem degustar e comprar chocolates, enquanto assistem a oficinas ministradas por chefs convidados para o evento. Com entrada gratuita, os dois dias de feira que se realizam no Parque de Feiras e Exposições contam com momentos musicais que ficam à responsabilidade dos artistas convidados pela Câmara Municipal de Grândola que promove o evento.

 

 

 

Encontro da Canção de Protesto relembra ditaduras

Em Grândola, a história não fica apenas no passado. O Encontro da Canção de Protesto traz ao de cima as ditaduras, não só a portuguesa, mas também aquelas que aconteceram em espaço ibero-americano. Aqui a música é usada como arma para relembrar, e não fazer repetir, momentos da história que se romperam mesmo na Vila Morena. Na Biblioteca e Arquivo, no Cineteatro Grandolense e no Jardim 1.º de Maio várias são as actividades que vão das exposições aos concertos e até ao cinema que tem também momentos dedicados às crianças. O factor comum do cartaz passa pela sensibilidade e pelo protesto representado nas artes. O evento deste ano realizou-se no âmbito do Observatório da Canção de Protesto, que resulta da parceria do município com a Associação José Afonso, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, e os institutos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa intitulados Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), e Instituto de História Contemporânea (IHC).

 

 

Livros em Cadeia promove literacia de reclusos

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em Grândola, não são esquecidos quando o tema é cultura. Livros em Cadeia leva a leitura até à comunidade reclusa, no sentido de incentivar o desenvolvimento das competências da escrita e da oralidade, enquanto promove a cidadania no âmbito de uma melhor reinserção na sociedade. A autarquia grandolense pretende também, com esta actividade, dar aos reclusos um melhor acesso à informação e abrir portas para uma maior literacia.

 

 

Biblioteca Itinerante leva cultura de porta em porta

Se não vai à biblioteca, a biblioteca vai até si. Este é o principal conceito adoptado pela “Biblioteca Itinerante de Grândola”, uma carrinha que durante os meses de Verão percorre o município para levar até toda a gente uma grande variedade literária. Sob o lema “Damos asas à cultura” o veículo percorre escolas básicas, creches e o estabelecimento prisional. Passa ainda por regiões como a Silha do Pascoal, o Canal Caveira, Santa Margarida da Serra, Chaparral, Aldeia do Pico, Aldeia da Justa, Carvalhal, Lagoa Formosa, Lousal e Vale Figueira.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -