Entre as tradições com centenas de anos há espaço para surgirem novos projectos
A componente musical é a característica que une o Festival Jazz no Parque e as Festas do Barreiro em honra de Nossa Senhora do Rosário, os dois principais eventos da programação cultural anual do concelho do Barreiro. Decorrem nos meses de Julho e Agosto, respectivamente, e chamam à cidade todos aqueles que tenham curiosidade em conhecer nova música, ou até mesmo as características culturais das terras barreirenses.
São, no entanto, dimensões históricas completamente diferentes. As festas decorrem há quase três séculos e o festival de música vai apenas na terceira edição. É um projecto inovador que promete ser cada vez melhor com o passar dos anos.
Festas do Barreiro em honra de Nossa Senhora do Rosário
O mês de Agosto é sempre muito esperado pelos munícipes barreirenses e para todos aqueles que vão até à cidade para visitarem as Festas do Barreiro em honra de Nossa Senhora do Rosário. No Recinto de Feiras, junto à Escola Secundária Alfredo da Silva, vários são os dias em que a música, a mostra de produtos locais, os carrosséis e as tasquinhas enchem-se de gente.
Para a edição deste ano do certame estão marcados 10 dias de festa, que vão decorrer de 11 a 20 de Agosto, já com o programa religioso – que inclui a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora do Rosário, por via marítima e terrestre – marcado para 15 de Agosto. Outro dos sucessos da festividade é o Spot da Juventude onde também actuam vários artistas, alguns dos quais locais, acabando por prolongar a festa pela noite fora. Também a BARRIND – mostra empresarial e institucional –, as tradicionais bancas de artesanato, produtos naturais, e outras valências, e, a zona de bares – que inclui também comidade restaurantes locais.
Festival Jazz no Parque
É uma “aquisição” relativamente recente por parte da Câmara Municipal do Barreiro, mas tem feito sucesso nos anos em que se realizou. A 3.ª edição do Festival Jazz no Parque, que decorreu este ano entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho, leva ao Parque da Cidade do Barreiro centenas de apaixonados pelo jazz nacional, e não só. Este, é um evento de entrada gratuita que tem sido feito com curadoria de Jorge Moniz, músico, compositor e professor barreirense. O programa de 2023 contou com actuações de Ignition, Shai Maestro Quartet “Human”, ambas as bandas a 30 de Junho.
Com entrada em palco no dia 1 de Julho a Escola de Jazz do Barreiro, os Do Acaso “Catarse Civil”, e, Mark Turner Quartet “Return from the Stars”.
Por fim, a 2 de Julho, a Academia de Jazz “Os Franceses”, João Mortágua Math Trio feat. Tomás Marques, e, Fred Hersch Trio.