O Parque Urbano de Alcácer do Sal, o Pavilhão Gracieta Baião e a Praça de Touros João Branco Núncio ganham outra vida durante as festividades
Junho e Outubro estão marcados no calendário dos alcacerenses como os meses em que se celebram duas tradições seculares: a Feira do Turismo e das Actividades Económicas (PIMEL) e a Feira Nova de Outubro.
A gastronomia, o artesanato, as produções de mel, pinhão e arroz, os frutos secos e a roupa são alguns dos produtos regionais que os dois certames, que mostram o melhor de Alcácer do Sal, têm em comum.
É também durante estas duas festividades que estão agendadas as duas maiores corridas de toiros que a Praça João Branco Núncio recebe durante o ano, chamando centenas de pessoas à cidade não só pelas festas, mas também pela tauromaquia.
Feira do Turismo e das Actividades Económicas (PIMEL)
Em 2023 completou a sua 31.ª edição, é o maior certame de Alcácer do Sal, e assume-se como uma feira regional que mostra o melhor que há do concelho. Falamos da Feira do Turismo e das Actividades Económicas (PIMEL) que decorre uma vez por ano durante, pelo menos, três dias e sempre a acompanhar o feriado municipal – marcado para 24 de Junho.
A produção do pinhão, do mel, do arroz, do vinho, do azeite, do sal, da doçaria e gastronomia e do artesanato são apenas alguns dos produtos com maior destaque no seio da feira, que além de valorizar todos estes aspectos ainda abrange a área económica. É também neste espaço que se fazem exposições e se mostra o que de melhor se produz em terras salacianas, as empresas, os negócios, os restaurantes, e onde se esperam também novos investidores.
Também as tasquinhas – que chegam a ser mais de uma dezena – onde os visitantes podem fazer uma refeição, ou petiscar qualquer coisa ao início da tarde ou fim da noite.
Ao mesmo tempo o certame consegue juntar as faixas etárias mais jovens. Desde os mais conhecidos até às gentes da terra, das bandas e cantores até aos DJ’S, muitos são os artistas que passam pelo palco principal da PIMEL que faz a festa estender-se pela noite fora. Este ano, o certame contou com Ana Moura, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia como cabeças de cartaz, – porque não só a juventude importa – para agradar também os visitantes de outras idades.
Outro dos grandes símbolos da cidade, e que merece também um grande destaque, é a tauromaquia. A Praça de Touros João Branco Núncio recebe duas grandes corridas de toiros por ano, uma delas, em Junho, durante a realização da PIMEL.
Este foi também o segundo ano consecutivo em que os três dias de festa se instalaram no Parque Urbano de Alcácer do Sal, um espaço projectado e inaugurado em 2022 com o objectivo de acolher eventos desta envergadura. Com um amplo espaço exterior, um pavilhão onde se encontram alguns expositores e muitos espaços verdes, este é um local que recebe outros certames como é o caso da Feira Nova de Outubro.
Feira Nova de Outubro
Começou a ser realizada nos finais do século XVIII e desde aí que se tornou uma tradição alcacerense. Produtos regionais, artesanato, calçado, roupa, brinquedos e utilitários e os frutos secos da época são algumas das particularidades que a Feira Nova de Outubro tem para oferecer aos milhares de visitantes que recebe durante os três dias de certame.
Com concertos e animação musical dos DJs, que fazem mexer desde os mais pequenos aos mais velhos, as noites no Parque de Feiras e Exposições não deixam de ter muita alegria.A feira franca, com mais de 800 anos de existência, afirma a identidade cultural de Alcácer do Sal e mostra o que de melhor se faz e produz na região. O Pavilhão Gracieta Baião, dentro do espaço do evento, acolhe anualmente expositores onde se estabelecem os produtores e serviços locais.
É também durante este certame que se realiza o segundo ponto alto da tauromaquia alcacerense. A corrida de toiros na Praça de Touros João Branco Núncio – que este ano celebra 100 anos de Alternativa do cavaleiro tauromáquico e benemérito da terra – decorre no último dia de feira (domingo) e chama centenas de aficionados pela arte de tourear.