Bastou uma foto para que o ramo de flores concebido pela florista de Alcochete corresse mundo
Tudo foi guardado em segredo até ser visto por todo o mundo, através de uma foto. Nove rosas brancas da variedade Mondial vindas do Equador, adornadas com gypsophila também branca. No caule do arranjo floral, foi colocado um remate com folhas de aspidistra a dar um ligeiro toque de verdura; depois foi forrado com uma fita de cetim, também ela branca em sinal de Paz, e um laço. Mais dois pormenores: a composição levou uma pomba branca, e o laço do arranjo era da mesma cor do laço do vestido da menina Margarida.
A menina, acompanhada por outra criança, José Maria, foram fotografados a ofereceram o arranjo floral vindo de Alcochete, concebido por Gina Moço, ao Papa Francisco poucos minutos depois de aterrar no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude.
A foto, naquela manhã de quarta-feira, que captou o momento ainda na pista, com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a assistir, percorreu mundo e foi noticiada até na página do Instagram do Vaticano, vaticannewspt.
“Só o meu marido sabia que eu ia fazer um arranjo floral para ser oferecido ao Papa Francisco”, conta Gina Moço. A O SETUBALENSE, diz que a encomenda foi feita pela Força Aérea, através da militar Sofia Carrasqueira, mãe de José Maria; uma criança de Alcochete. “A única condição foi que as flores tinham de ser brancas, e que tudo tinha de ser guardado em segredo”, conta a florista.
Segredo ao ponto de Gina se ter contido a registar o arranjo floral em foto. “Não quis correr nenhum risco”, diz, apesar de ter gostado de ficar com essa recordação. “Sinto muito orgulho por ter feito este ramo para ser oferecido ao Papa Francisco”, conta. “Sou católica”, afirma, e mais gostava ainda de conseguir “abraçar o Papa”. Em 2017, quando o Papa Francisco esteve em Portugal, pelo centenário das aparições de Fátima, conta Gina Moço que esteve em Fátima.
Depois de conhecida a foto do Santo Padre a receber as rosas brancas pelas mãos das duas crianças, ambas filhos de militares da Força Aérea, muitas foram as mensagens de felicitações que chegaram à proprietária do estabelecimento de Alcochete Flor do Tejo. O próprio presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, mandou-lhe uma mensagem a “agradecer e a manifestar grande orgulho” por a florista “ajudar a elevar o nome de Alcochete”, conta Gina Moço.