Conquistou a Taça AF Setúbal, está nos quartos-de-final da Taça de Portugal e agora só pensa na subida de divisão
O futebol de praia do Grupo Desportivo de Sesimbra está a atravessar uma excelente fase com uma série de nove vitórias consecutivas nas várias competições em que tem estado envolvido, Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça AF Setúbal, que conquistou na passada semana.
Bernardo Mata, o treinador da equipa, na entrevista que concedeu ao SETUBALENSE fala dos objectivos para esta época, do bom desempenho dos outros escalões e da escolinha de futebol de praia.
Que tem a dizer sobre a conquista da Taça AF Setúbal?
Posso dizer que era um dos objectivos desta época. Sabíamos que não iria ser fácil devido à qualidade das outras equipas, mas conseguimos. Defrontámos o São Domingos nos quartos-de-final e vencemos por 8-3, num jogo que tornámos fácil pela concentração e respeito que tivemos pelo adversário. Depois tivemos um jogo muito complicado com o Vitória, que tem uma equipa muito física que se fecha bem, mas vencemos no prolongamento (5-4). Este foi o nosso caminho até à final, também com alguns jogos do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal pelo meio que nos obrigou a fazer uma preparação especial na gestão do plantel para termos todos os jogadores disponíveis e em condições para a final da Taça AF Setúbal.
O jogo terminou com a vitória pela diferença mínima (8-7). Foi muito disputado?
O mais importante era vencer. Entrámos muito bem e no primeiro período estivemos a vencer por 4-0. Depois continuámos a tentar colocar em prática o nosso jogo e no final do segundo período vencíamos por 6-3. Sabíamos que o adversário iria fazer tudo para mudar o rumo do jogo, com faltas e lançamentos directos para a nossa área. Tentámos defender bem e sair no contra-ataque mas o adversário estava sempre a provocar a falta. Entrámos um pouco no jogo deles e sofremos quase todos os golos de livre directo, mas fomos justos vencedores. Nos dois primeiros períodos fomos claramente superiores e no terceiro o adversário limitou-se a lançar bolas para a área e a ganhar faltas no desespero. Bastou-nos aguentar e esperar que o jogo terminasse.
O Sesimbra está nos quartos-de-final da Taça de Portugal e em 2.º lugar no Campeonato Nacional. Quais são os objectivos para estas duas competições?
No campeonato estamos dentro do objectivo que passa pelo apuramento para a fase final para a qual são apurados os dois primeiros classificados de cada série que depois vão disputar as meias-finais e aí uma vitória dá acesso à Divisão de Elite. Na Taça de Portugal o objectivo já foi cumprido porque a nossa ideia era chegar aos quartos-de-final onde vamos defrontar o Nacional da Madeira, uma equipa da Divisão de Elite, bastante organizada e muito forte ofensivamente, com quem fizemos dois jogos-treino na pré-época.
Para além dos seniores também os outros escalões estão a ter um bom desempenho…
É verdade. Este ano também melhorámos nos sub-18 que venceram a Madjer Cup e a equipa “B” conquistou o título de campeão distrital. Neste mês de Agosto vamos arrancar mais um ano com a escolinha de futebol de praia onde temos 4 escalões; sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14. Quem quiser obter mais informações pode passar na nossa página do Instagram deixar mensagem. Por tudo isto, considero que o GD Sesimbra é uma das grandes potências do futebol de praia a nível nacional, pelo trabalho e empenho demonstrado pelos resultados que apresentamos. E também pelo leque de jogadores que forneceu à selecção nacional e a alguns clubes que disputam a Divisão de Elite.