Acordo quer adaptar infra-estrutura para “responder às necessidades dos projectos e da indústria”
O desenvolvimento da energia eólica off shore continua a progredir a todo o gás desta vez com a assinatura de um memorando de entendimento, entre a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a WAM Horizon.
O acordo tem em vista o estudo, desenvolvimento e adaptação das “infra-estruturas e áreas portuárias para responder às necessidades dos projectos e da indústria”, como adianta uma publicação na rede social Facebook do Porto de Setúbal.
Carla Ribeiro e Isabel Moura Ramos assinaram o documento em representação dos administradores do Conselho de Administração da APSS, ao lado do também outorgante Ricardo Morgado, CEO da WAM Horizon – Holding da WAM Investments.
O memorando de entendimento vai impulsionar, ainda mais, o desenvolvimento da energia eólica off shore, tanto para a produção quando para a exportação.
“Este configura mais uma oportunidade para o Porto de Setúbal incrementar o desenvolvimento da energia eólica off shore em Portugal posicionando-se como um porto estratégico e uma plataforma logística e industrial para a produção e exportação de energias renováveis no seu hinterland, abastecedor de matérias-primas e exportador de equipamentos, acrescentando elevado valor económico à região e ao país”, explica a infra-estrutura portuária sadina, na mesma rede social.
A WAM Horizon tem vindo a desenvolver projectos assentes na “promoção e desenvolvimento de projectos relacionados com a economia azul, assentes numa vertente sustentável e numa visão de longo prazo”.
Com foco em desenvolver os portos portugueses como “infra-estruturas chave para o desenvolvimento industrial e da cadeia de abastecimento necessária para responder não só às necessidades nacionais como também europeias e globais”.
O Porto de Setúbal, que este ano comemora o seu centenário, tem desenvolvido actividades e iniciativas ao longo do ano com o objectivo de mostrar a história da infra-estrutura portuária. Caso disso é a mostra documental “100 Anos – Navegando pela História” que está patente na Feira de Sant’Iago, nas Manteigadas.