Equipamentos culturais do concelho transformados em espaços inclusivos

Equipamentos culturais do concelho transformados em espaços inclusivos

Equipamentos culturais do concelho transformados em espaços inclusivos

Medidas pensadas para os vários espaços com gestão municipal vão ficar disponíveis ao público ainda durante este ano

 

Os equipamentos culturais do concelho estão a ser transformados em espaços inclusivos, através de “um conjunto alargado de soluções pensado especificamente para pessoas com deficiência”, sendo que as medidas vão ficar disponíveis ao público ainda este ano.

- PUB -

Trata-se de uma intervenção “desenvolvida no âmbito do “Setúbal – Cultura Sem Barreiras”, projecto que resulta de candidatura comunitária ao Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, do Portugal 2020”, que passa por “incrementar acções artísticas e culturais para valorização da participação cívica e fruição cultural e patrimonial por toda a população independentemente das condições físicas ou mentais”.

Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que a Casa Memória Sebastião da Gama, a Galeria Municipal do Antigo Banco de Portugal, a Casa das Imagens e o Corpo Santo são equipamentos culturais com gestão municipal que vão ser alvo desta intervenção.

Está prevista a disponibilização de “plantas com relevos e em braille de cada edifício, medida que permite a pessoas cegas ou amblíopes uma pré-orientação antes da visita”, assim como “os espaços em breve facilitam também cadeiras de rodas a utilizadores”.

- PUB -

Sobre o Fórum Municipal Luísa Todi, a autarquia explica que “a maior sala de espectáculos do concelho vai passar a disponibilizar um anel magnético para captar o som e transmitir directamente para aparelhos auditivos, sem interferências”.

Além disso, o município vai “garantir uma segunda unidade, de cariz portátil, destinada a apoiar os vários eventos culturais que se realizam no território do concelho”. No que diz respeito à Biblioteca Pública Municipal, esta vai “passar a contar com três postos informáticos com teclado aumentado e rato ergonómico, impressora e scanner para braille e lupa fixa para possibilitar a leitura autónoma dos documentos”.

Há vários equipamentos culturais, como a Casa da Cultura, Casa Bocage, o Cinema Charlot – Auditório Municipal e o pólo de São Julião da Biblioteca Municipal, que “encontram-se já dotados com pisos tácteis, assim como materiais tácteis”.

- PUB -

Os equipamentos da autarquia setubalense dispõem igualmente de “rampas de acesso, assim como luvas que, sem prejudicar a sensibilidade táctil, permitem tactear obras de arte, lupas ergonómicas para melhorar a leitura de textos e legendas e fitas ou tintas antiderrapantes nas escadas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -