Espaço público no Casal das Figueiras está “mais atractivo” e com “melhores condições”

Espaço público no Casal das Figueiras está “mais atractivo” e com “melhores condições”

Espaço público no Casal das Figueiras está “mais atractivo” e com “melhores condições”

Empreitada adjudicada à empresa Estrela do Norte incluiu criação de uma zona de encontro e estadia para moradores

 

O espaço público que liga as ruas Falcão Machado e Afonso Castro, no Casal das Figueiras, encontra-se “mais atractivo” e com “melhores condições de mobilidade urbana”, na sequência da intervenção levada a cabo pela Câmara de Setúbal, que foi agora concluída.

- PUB -

Em comunicado, a autarquia sadina explica que a empreitada representa “um investimento municipal superior a 70 mil euros” e foi “adjudicada à empresa Estrela do Norte”, tendo sido “iniciada em 13 de Março”.

“A intervenção resultou de um processo participado com os moradores, com quem houve reuniões para discussão das soluções técnicas possíveis e que melhor se adequavam às necessidades da população, com o objectivo de concretizar consensos entre os habitantes e de incorporar critérios de segurança e sustentabilidade ambiental na solução adoptada”.

Com a requalificação do espaço público no Casal das Figueiras foi melhorada “a circulação pedonal e rodoviária entre os dois arruamentos, reordenou o estacionamento, recuperou zonas verdes degradadas, criou áreas de lazer e de estadia e requalificou o ambiente urbano, incluindo iluminação, pavimentos e novas áreas de vegetação”.

- PUB -

Segundo a edilidade, “a mobilidade pedonal foi reforçada com o prolongamento de passeios, a recuperação de pavimentos, a criação de uma pequena rampa de ligação entre as duas ruas e a realização de intervenções de melhoria da acessibilidade a lojas, armazéns e garagens”.

Além disso, foi igualmente melhorado “o acesso rodoviário aos edifícios”, assim como os trabalhos contemplaram “a limitação da circulação a um sentido único e a emergências no espaço de ligação entre as duas ruas”.

O município concretizou ainda “o reordenamento das áreas de parqueamento automóvel, com a definição de bolsas de estacionamento, a criação de lugares para pessoas com mobilidade reduzida e a colocação de pilaretes rebatíveis para impedir o estacionamento desordenado e delimitar os troços e áreas acessíveis e não acessíveis a automóveis”.

- PUB -

Os moradores têm agora acesso a “uma zona de encontro e estadia”, uma vez que foi instalado “mobiliário urbano, parque infantil e equipamentos para a prática de desporto adaptados a todas as idades, bem como recuperadas zonas verdes degradadas e criadas novas áreas com vegetação para reforçar a função ecológica e de biodiversidade”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -