25 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Jovem chinês Yee Sun quer ser muralha na baliza do Vitória

Jovem chinês Yee Sun quer ser muralha na baliza do Vitória

Jovem chinês Yee Sun quer ser muralha na baliza do Vitória

Jogador nascido em Hong Kong passou antes pela formação do Sporting, Amora e BSAD

 

Ao segundo dia de trabalho do plantel do Vitória na nova temporada, os adeptos puderam assistir, ontem de manhã, no Estádio do Bonfim, à primeira sessão de trabalho às ordens do treinador Zé Pedro. Entre os atletas que transitam da época passada às caras novas (num total de 10 que foram anunciados até agora), o jogador que mais suscitou interesse aos adeptos foi o guarda-redes Yee Sun, reforço que treinou no dia em que foi oficializado no clube.

- PUB -

“Yee Sun, de 20 anos, é a nossa mais recente contratação para ser o dono das nossas redes. O guardião de 1,95 metros, apesar da sua tenra idade, já passou por clubes como Sporting CP, Amora FC e BSAD. Chegou a hora de seres muralha do Vitória e da cidade de Setúbal”, escreveram os setubalenses na publicação ontem efetuada nas suas redes sociais Facebook e Instagram.

O guardião chinês, nascido a 16 de Março de 2023, ingressa no emblema setubalense depois de ter estado em 2021/22 ao serviço dos sub-19 da BSAD, equipa pela qual contabilizou 15 partidas, depois de ter iniciado a época no mesmo escalão do Amora. Natural de Hong Kong, Yee Sun chegou a Portugal em 2018 para representar o Sporting, tendo permanecido no conjunto leonino até 2020.

O jovem atleta originário da Ásia, que se destaca pela elevada estatura (1,95 metros), é visto como uma aposta de futuro pelo Vitória que na passada semana já tinha anunciado para a baliza o experiente Riccardo Galli. O italiano, de 30 anos, ex-Lusitânia de Lourosa, clube em que foi totalista (2700 minutos em 30 jornadas realizadas no Campeonato de Portugal), acabando por ser uma peça-chave na subida dos nortenhos à Liga 3.

- PUB -

Na posição de guarda-redes, além de Yee Sun e Riccardo Galli, o Vitória tem ainda nas suas fileiras o jovem Tiago Neto, de 19 anos, que representa os sadinos desde 2015, ano em que chegou ao Bonfim depois de ter estado ao serviço do São Domingos. Há duas épocas inserido no plantel principal, Tiago Neto, que dividiu o último par de anos com os juniores, continua a aguardar uma oportunidade para se estrear pelos seniores.

Quando com 15 anos chegou em 2018 à Academia de Alcochete, Yee Sun começou à experiência e depois, face às boas indicações dos técnicos leoninos, acabou mesmo por ser inscrito na formação, tendo-se nessa altura dividido entre as equipas de sub-15 e sub-16. Antes do Sporting, o guarda-redes tinha actuado no Rangers Club, um emblema de Hong Kong com pouca expressão.

Aquando da sua chegada a Portugal, Yee Sun conciliava a prática do futebol com as aulas de Kung Fu, uma das suas grandes paixões, revelou na altura o Record. O nosso jornal não conseguiu apurar se o jogador continua a ser praticante da arte marcial, sendo, no entanto, certo de que o sonho de vingar no mundo do futebol é um objectivo que pretende concretizar. “A maior parte das famílias em Hong Kong quer que os seus filhos sejam advogados ou médicos, mas o futebol é a minha paixão e eu sempre quis ser futebolista profissional”, disse há três anos em declarações ao jornal ‘South China Morning Post’ reproduzidas em Portugal no Mais Futebol.

- PUB -

Apesar da tenra idade, o novo guardião do Vitória tem já umas histórias para contar. Em 2020, o chinês lembrou o dia em que trabalho ao lado do internacional português Bruno Fernandes e do francês Jérémy Mathieu, atletas que à data jogavam no Sporting. “Naquele dia, eu estava a treinar com os sub-19 e um dos adjuntos da equipa principal veio até nós e disse: ‘precisamos de um guarda-redes’”, recorda.

E continua: “O meu treinador de guarda-redes disse: ‘Sun, vai com eles’. Eu estava muito entusiasmado, porque era a primeira vez que iria estar com Bruno e Mathieu. Foi uma experiência especial. Mesmo pelo Mathieu, que já jogou no Barcelona. É um bom defesa, mas mais que isso, é um bom finalizador”, afirmou na altura o guardião.

 

Aplausos no primeiro treino aberto ao público

 

Tal como o clube tinha anunciado no dia anterior, as portas do treino foram ontem abertas no Bonfim, estádio por onde passaram mais de uma centena de adeptos para verem, pela primeira vez em 2023/24, em acção os atletas que compõem o plantem. O treinador Zé Pedro, de 44 anos, teve a oportunidade de voltar a pisar, desta vez em novas funções, o relvado de um campo que tinha pisado pela última vez há uma década.

Hoje, novamente em sessões agendadas para as 10 e 16:30 horas, o timoneiro dos sadinos, que tinha como atleta envergado a camisola do Vitória em 2003/04, 2010/11, 2011/12 e 2012/13, volta a orientar mais dois treinos, ambos no Bonfim. Tal como tem acontecido desde 10 de Julho, dia em que Zé Pedro foi oficializado, o clube poderá continuar esta semana a revelar os nomes de mais aquisições.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -