O primeiro jogo dos amorenses no Estádio da Medideira acontece na segunda jornada, que se realiza no dia 13 de Agosto, frente ao Oliveira do Hospital.
O Amora começa esta época a Liga 3 a jogar em terreno alheio, precisamente no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, onde defronta o Sporting “B” na primeira jornada da competição que deve ser realizada a 8 ou 9 de Agosto, devido à vinda do Papa a Lisboa e à sua participação na Jornada Mundial da Juventude.
No sorteio realizado na Cidade do Futebol ficou estabelecido os seguintes jogos para a jornada inaugural: Pero Pinheiro – Covilhã; Caldas – Atlético; Académica de Coimbra – 1.º Dezembro; Oliveira do Hospital – Alverca; e, Sporting “B” – Amora.
Na segunda jornada o Amora recebe o Oliveira do Hospital no Estádio da Medideira, naquele que será o seu primeiro jogo oficial em casa; e, depois, até ao final da primeira volta tem o seguinte alinhamento: Académica de Coimbra – Amora (3.ª jornada); Amora – Caldas (4.ª jornada); Pero Pinheiro – Amora (5.ª jornada); Amora – Covilhã (6.ª jornada); Atlético – Amora (7.ª jornada); Amora – 1.º Dezembro (8.ª jornada); e, Alverca – Amora (9.ª jornada).
De referir que o Pero Pinheiro no licenciamento indicou que iria realizar os seus jogos na condição de visitado no Estádio das Seixas, na Malveira, mas o mais provável é que isso não venha a acontecer.
Também sem poder actuar no seu reduto, pelo facto de não ter relvado natural, o 1.º Dezembro indicou como “sua casa” o Campo Joaquim Vieira (n.º 2), no Cacém, mas ao que consta deverá jogar no Estádio Nacional.
A Liga 3 é disputada por 20 clubes distribuídos por duas séries de 10 que se vão defrontar numa competição por pontos a duas voltas, apurando-se os quatro primeiros de cada série para a fase de apuramento de campeão e os restantes seis de cada série para a fase de manutenção e descidas.
Formato da competição sofre algumas alterações
Ao contrário do que aconteceu na época anterior, a fase de apuramento de campeão será disputada numa única série de oito clubes subindo à II Liga os dois primeiros classificados. O terceiro classificado disputa um play-off com o clube classificado em antepenúltimo da II Liga e os restantes clubes asseguram a manutenção na Liga 3, na época seguinte.
A fase de manutenção e descida é disputada por 12 clubes, divididos em duas séries de seis clubes cada, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica, jogando entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, sendo no começo desta fase bonificados de acordo com a sua posição na tabela classificativa; seis pontos para o 5.º classificado; cinco pontos para o 6.º classificado; quatro pontos para 7.º; três pontos para o 8.º; dois pontos para o 9.º; e um ponto para o 10.º.
Os dois piores classificados de cada série descem ao Campeonato de Portugal.
Amanhã há jogo com os sub-23 do Torreense
Dando continuidade ao seu plano de preparação para a nova época desportiva, o Amora efectuou no passado sábado o segundo encontro da pré-época, desta vez em Alcochete frente ao Sporting “B”, que, curiosamente, será também seu adversário na jornada de abertura da Liga 3. O jogo terminou com a vitória (2-1) dos leões que marcaram por Leonardo Barroso e Lucas Anjos. O golo do Amora foi obtido por Bruno Figueiredo (ex-Oriental Dragon).
O próximo jogo do Amora será realizado amanhã, dia 19, frente à equipa Sub-23 do Torreense [treinada por Tiago Fernandes], e a apresentação aos sócios será feita diante do Petro de Luanda, no dia 29 de Julho, com entrada gratuita.