26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Alcácer do Sal vai acolher 271 peregrinos em espaços municipais

Alcácer do Sal vai acolher 271 peregrinos em espaços municipais

Alcácer do Sal vai acolher 271 peregrinos em espaços municipais

Crentes vão conhecer espaços da cidade e têm entrada gratuita na Cripta Arqueológica

 

O município de Alcácer do Sal vai acolher, alojar e acompanhar 271 peregrinos no âmbito da Jornada Mundial da Juventude que se realiza de 1 a 6 de Agosto em Portugal. Os crentes de várias nacionalidades vão estar no concelho de 26 de Julho a 1 de Agosto para viver os Dias na Diocese (DnD) na Paróquia de Alcácer do Sal e na Arquidiocese de Évora.

- PUB -

Os peregrinos vão pernoitar no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Alcácer do Sal e no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica Pedro Nunes, espaços cedidos pela câmara municipal.

Vão também ter refeições que serão asseguradas no refeitório do mesmo estabelecimento de ensino – à excepção do jantar de 26 de Julho que será assegurado pela Unidade Pastoral no Santuário do Senhor Jesus dos Mártires.

A informação foi divulgada ontem pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal que aprovou unanimemente, em reunião pública, a celebração de um protocolo de colaboração e apoio entre o Comité Organizador Diocesano – COD Évora e o município.

- PUB -

“Considerando o mútuo interesse das partes, no acolhimento a peregrinos estrangeiros para o mencionado evento [JMJ] e para a promoção do país e o desenvolvimento cultural e económico da região e do país, é celebrado o presente Protocolo de Colaboração e Apoio” refere-se no documento votado ontem.

O município terá assim de “prestar apoio logístico e cooperar para a dinamização das actividades previstas na programação local dos Dias na Diocese, que irão decorrer na Paróquia de Alcácer do Sal”.

Cripta com entradas gratuitas

- PUB -

Na mesma reunião foi decidido que, durante o período em que os peregrinos estiverem em Alcácer do Sal, a entrada na Cripta Arqueológica vai ser gratuita.

“Propõe-se que o acesso à Cripta Arqueológica seja gratuito para os voluntários e peregrinos inscritos na JMJ, durante o tempo em que estes permaneçam em Alcácer do Sal, uma vez que será estabelecido um Protocolo de Cooperação e Apoio entre o Município, a Arquidiocese de Évora e o Departamento Pastoral Juvenil, com incidência na Paróquia de Alcácer do Sal”, explica o documento também aprovado por unanimidade.

 

FIÉIS | Programa com cinco dias

Já estão planeados os seis dias em que os peregrinos estrangeiros vão estar por Alcácer do Sal, com início logo a 26 de Julho, onde se espera pelas 19h00 a chegada de um autocarro com peregrinos franceses.

A 27 de Julho espaços culturais como a Cripta Arqueológica e o Museu Pedro Nunes vão estar abertos para usufruto dos crentes para “uma prova de orientação que dará a conhecer toda a cidade.

No dia 28 de Julho vão ser distribuídas “pagelas” – uma estampa com impressão de uma imagem e de uma oração. No período da manhã de dia 29 de Julho os peregrinos vão conhecer a Praia da Comporta “pelo que será necessário garantir o transporte de aproximadamente 80 peregrinos do Paraguai e do Brasil”. A canoagem e a natação vão fazer parte dos planos da tarde.

A 30 de Julho os 271 fiéis integram o Festival de Sabores do Sado, que se realiza em Alcácer do Sal, e no dia 31 rumam a Lisboa para as JMJ, depois do pequeno-almoço.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -