Start Campus e Exa ligam Sines a Madrid com duas novas linhas de dados terrestres

Start Campus e Exa ligam Sines a Madrid com duas novas linhas de dados terrestres

Start Campus e Exa ligam Sines a Madrid com duas novas linhas de dados terrestres

Sines

Novo projecto “será a porta de entrada para plataformas digitais europeias, africanas e americanas”

 

A Start Campus e a Exa Infrastructure, plataforma dedicada de infra-estrutura digital de ligação entre a Europa e América do Norte, vão ligar Sines e Madrid através de duas novas linhas terrestres de dados, anunciaram hoje as empresas.

- PUB -

A expansão estratégica da rede da Exa para Sines “liga, assim, o projecto Sines 4.0, da Start Campus, um megacentro de dados em hiper-escala de 495 MW, neste momento em construção, à infra-estrutura principal da Exa em Madrid, Espanha”, lê-se no comunicado.

O novo hub de conectividade “será a porta de entrada para plataformas digitais europeias, africanas e americanas”, adiantam as duas empresas.

“Estamos muito contentes por estabelecer esta parceria com a Exa e trazer uma nova rota de rede para Sines, Portugal”, afirma Afonso Salema, presidente executivo (CEO) da Start Campus, citado em comunicado.

- PUB -

“Além de conectarmos o nosso projecto Sines 4.0, a nova rede recém-construída pela Exa estabelece as bases para uma nova era de conectividade para a Europa e para o resto do mundo. Estamos a construir um novo entroncamento continental para permitir acesso diverso e redundante a mercados-chave em toda a Europa e ao resto do mundo”, acrescenta o gestor.

Adianta que o compromisso da Exa em ligar o projecto Sines 4.0 a Madrid “com novas rotas é um passo importante para possibilitar e fortalecer a conectividade multicontinental de alta velocidade de e para Portugal”.

Já Steve Roberts, vice-presidente de investimentos em rede da Exa Infrastructure, garante que a empresa “continua a investir e a expandir” a sua rede para impulsionar o crescimento e sucesso dos seus clientes.

- PUB -

“Estamos a presenciar uma procura crescente por rotas de conectividade melhoradas para o sul da Europa e estamos satisfeitos em estabelecer esta parceria com a Start Campus para atender a essa demanda, conectando Sines à nossa infra-estrutura principal europeia”, salienta.

Previsto para entrar em serviço no final de 2023, o projecto Sines 4.0 “será um dos maiores ecossistemas de centros de dados em hiper-escala situado numa localização estratégica no continente Europeu, que actua como uma porta de entrada entre Europa, África e Américas”.

De acordo com as empresas, “o projecto beneficia de sistemas de arrefecimento com água do oceano, redes eléctricas de alta voltagem e cabos de fibra óptica internacionais de alta capacidade com ligações para África e Américas” e, “sendo totalmente alimentado por energia renovável e acessível, a Start Campus disponibiliza um campus 100% sustentável alimentado por energia renovável 24 horas por dia, sete dias por semana, resultando num baixo custo total de operações (TCO) para os seus clientes”.

No ano passado, a Start Campus assinou um acordo com a EllaLink, que inaugurou a primeira ligação directa de alta velocidade por cabo submarino entre Europa e América do Sul.

Actualmente, Sines está directamente ligada a Lisboa e Madrid na Europa, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil.

No futuro, a conectividade será estendida para Marselha, Barcelona, Casablanca e, além disso, Estados Unidos, Ásia, África e Oriente Médio, referem as empresas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -