APPDA de Setúbal organiza encontro “Viver e Conviver com o Autismo”

APPDA de Setúbal organiza encontro “Viver e Conviver com o Autismo”

APPDA de Setúbal organiza encontro “Viver e Conviver com o Autismo”

Confirmada presença da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, no seminário de 14 de Julho

 

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal prepara-se para promover a 14 de Julho um seminário centrado em “Viver e Conviver com o Autismo”.

- PUB -

A participação de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, no encontro que vai decorrer entre as 08h30 e as 16h00 no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal está confi rmada.

A sessão de abertura, agendada para as 09 horas, vai contar com a intervenção da governante, assim como de Jorge Bernardo, presidente da APPDA de Setúbal, de José Lúcio Gomes, da Federação Portuguesa de Autismo, de Rita Carvalho, vereadora na Câmara de Setúbal, e de Pedro Pardal, da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS.

Além disso, vão também estar presentes, como convidados, Rodrigo Ramos, presidente do conselho directivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, e Cristina Lira, directora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social.

- PUB -

Já o primeiro painel, que tem como tema “Autismo e Parentalidade”, ocupa a parte da manhã, ao decorrer entre as 09h30 e as 12h00, sendo moderado por Júlia Vinhas, psicóloga clínica na Mentes Inquietas.

Enquanto às 09h30 será tempo de ouvir Helena Reis, terapeuta ocupacional e docente na Escola Superior de Saúde de Leira, que vai explicar como se passa “Do Pensar Familiar ao Pensar Técnico, passada uma hora intervém Célia Silva, psicóloga clínica na APPDA de Setúbal, abordando o “Autismo: O impacto na família – lidar com o stress e sobrecarga”.

Para as 11 horas, por sua vez, está prevista uma mesa redonda – seguida de um debate –, na qual Hugo Amante, Andreia Neves e Carmen Cristino, pais de crianças ou jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), assim como Carlos Carmo, pessoa com PEA, vão partilhar experiências e desafios.

- PUB -

O período da tarde reserva o segundo painel do encontro, dedicado ao “Autismo: Da 1.ª Infância à Adolescência”, a ser moderado por Mariana Crespo, psicóloga clínica na APPDA de Setúbal.

Para as 14 horas está previsto Alexandra Oliveira, pediatra do neurodesenvolvimento integrada na unidade de autismo do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, abordar o “Diagnóstico, Avaliação e Intervenção Precoce”.

Passados 45 minutos a palavra pertence a Raquel Campos, pedopsiquiatra na Mentes Inquietas, com a sua participação no evento a estar focada no “Autismo e Adolescência: Um grande desafio”.

Antes de terminar, às 16h00, o seminário, “destinado a pessoas com PEA, aos seus familiares, terapeutas, psicólogos, professores, assistentes sociais, estudantes e outros interessados no tema”, tem programado novo debate às 15h30. As inscrições estão abertas até 12 de Julho e devem ser feitas através de https://forms.gle/z6utyKSZktrDTKSs7.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -