Corpo de Maria Graça Bessa esteve antes, pelas 10h30, na Igreja de São João, no Lumiar, seguindo-se uma missa às 15 horas
O funeral de Maria Graça Bessa, a ‘mãe’ da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, realiza-se hoje no cemitério do Lumiar, em Lisboa, pelas 15h30. Actualmente, o corpo da fundadora da academia sadina encontra-se desde as 10h30 na Igreja de São João Batista, também no Lumiar, seguindo-se uma missa às 15 horas.
A Academia de Dança Contemporânea de Setúbal cumpre hoje um dia de luto, pelo que as instalações vão estar encerradas. Maria Graça Bessa foi bailarina, professora, directora e fundadora da “primeira escola do ensino vocacional de dança em Setúbal”.
Faleceu esta segunda-feira nas Caldas da Rainha, aos 84 anos. Nascida a 12 de Julho de 1938, Maria Graça Bessa iniciou os estudos de ballet em Lisboa e prosseguiu a aprendizagem em Londres, tendo desenvolvido a maior parte da sua carreira como bailarina do Ballet Gulbenkian.
Em 1982, Maria Graça Bessa, juntamente com o marido, António Rodrigues, fundou a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, que ambos dirigiram desde a data da fundação até 2003, com o objectivo de proporcionarem aos alunos a possibilidade de adquirirem a proficiência necessária ao desempenho da profissão de bailarino, para que pudessem competir no mercado internacional.
Dez anos depois, na sequência do trabalho desenvolvido, Maria Graça Bessa e António Rodrigues fundaram também a CeDeCe (Companhia de Dança Contemporânea) em Setúbal, que, mais tarde, devido à insuficiência de apoios financeiros, decidiram transferir para Alcobaça.
Maria Graça Bessa, que se tornou uma figura incontornável da cultura na cidade de Setúbal e no País desde o final do século passado, foi distinguida em 1999 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendador do Mérito.
Foi também homenageada pela Câmara Municipal de Setúbal por Mérito Cultural, em 1992, e recebeu o Troféu Costa Azul por Serviço Público no domínio da cultura, atribuído pela Região de Turismo de Setúbal, em 2002.
Com Lusa