25 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
‘Cidade dos Arquivos’ dá a conhecer cultura barreirense

‘Cidade dos Arquivos’ dá a conhecer cultura barreirense

‘Cidade dos Arquivos’ dá a conhecer cultura barreirense

Espólios de museus e arquivos municipais fazem parte da “cidade” que é edificada na próxima sexta-feira

 

Dar a conhecer vários acervos históricos e boa parte do património social e cultural do Barreiro é o objectivo de um conjunto de actividades que a “Cidade dos Arquivos” vai promover na próxima sexta-feira nas oficinas da CP e na Rua Miguel Pais. A iniciativa visa assinalar o Dia Internacional dos Arquivos (9 de Junho).

- PUB -

A “Cidade dos Arquivos” engloba o Museu Industrial da Baía do Tejo, o Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, a Ephemera, o Espaço Memória do município barreirense, a Fundação Amélia de Mello e o Colectivo SPA. E são os espólios de cada um destes arquivos que vão estar no centro das atenções.

O programa de actividades arranca nas oficinas da CP com uma homenagem à equipa campeã nacional de basquetebol do GDESSA (15h30), seguindo-se “conversas de arquivo” (16h00) sobre desporto, com as participações de Carlos Manuel (futebol), Carlos Boia (remo), Duarte Romão (vela), Rogério Santos (pesca) e GDESSA. A moderação estará a cargo de Miguel Minhava.

Depois é realizada uma visita guiada (18h00), por José Pacheco Pereira, à exposição “Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo (1968-1974)”, patente nas Oficinas da CP no Barreiro. A inauguração (18h30) da exposição de rua “Dia dos Arquivos, na Cidade dos Arquivos”, instalada no terreno do Gaio, e a realização de um arraial com os DJ Set e Balck Gordon (19h00) encerram o programa de comemorações.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -