28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoUm 1º de Maio para o futuro

Um 1º de Maio para o futuro

Assente que está o pó das polémicas em torno das comemorações do 25 de abril e do 1º de Maio, haverá tempo para regressar a esta última efeméride numa semana em que muitas empresas ensaiam voltar à atividade e outras anseiam fazer o mesmo no mais curto espaço de tempo, depois de a pandemia Covid 19 as ter obrigado a parar? Fará sentido, nos tempos conturbados que hoje vivemos, aludir a comemorações de uma data com mais de 130 anos? A meu ver, a resposta só pode ser: sim! Em 2020, os princípios genéricos que norteiam o Dia do Trabalhador são mais atuais que nunca e é preciso que estejam na mente de patrões e empregados.

- PUB -

Podemos não ter participado numa manifestação pública, nem ter ido para a rua com bandeiras e palavras de ordem. Podemos não nos ter abraçado ou felicitado calorosamente nesse momento que é de todos os que trabalham; mas temos o dever, mesmo assim, de assinalar tão importante data e pugnar para que, no futuro, haja respeito pelos direitos que, ao longo de mais de um século, temos vindo a conquistar.

O período que atravessamos é especialmente propício a que se esqueçam essas conquistas, por muito que o Estado esteja atento quanto ao cumprimento das regras, que estabeleça normas específicas para proteger empregos, salários e regalias.
Os primeiros números relativos ao impacto da pandemia no trabalho estão aí.
Ainda que se crie legislação particular para defender os trabalhadores dos diferentes sectores, tendo em conta as suas particularidades e a retração do mercado, antecipando despedimentos aleatórios e quebra de compromissos, a realidade é por demais complexa e inédita para que se consiga acudir a todas as suas facetas.

Numa época em que muitos de nós estão a viver pela primeira vez a experiência do teletrabalho, que outros pensam já num regresso a uma normalidade com novas regras, serão pedidas cedências a todos, empresários e trabalhadores, mas não se pode aceitar que as desvantagens desta conjuntura sejam suportadas só por uma parte, e logo a mais vulnerável.

- PUB -

O Governo está, aliás, continuamente, a tomar medidas para que haja justiça e equidade, mas cabe a cada um de nós, nos seus trabalhos, acautelar que as normas de segurança sejam cumpridas; alertar para atropelos e ilegalidades, fazer ver que os recursos humanos são o principal capital para a retoma que se deseja.

O Estado fará a sua parte, mas todos temos uma palavra a dizer para que, independentemente das concessões que globalmente tenhamos de fazer, contribuindo para o relançamento da economia, não se deem irremediáveis passos atrás nos direitos que tão penosamente foram alcançados, para que exista flexibilidade, criatividade e coragem no sentido de encontrar formas diferentes, mas leais, de cumprir com obrigações de parte a parte.

Para que, como já antes provámos que é possível, por diversas vezes e em áreas diversas, voltemos a fazer de Portugal um exemplo de resiliência, qualidade e rigor.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -