Protocolo celebrado com a autarquia permite que a atleta continue a treinar-se ao mais alto nível para a competição
A preparação de Simone Fragoso para os Jogos Paralímpicos de 2024, a realizar em Paris entre 28 de Agosto e 8 de Setembro, contou com um “reforço de peso”. A atleta, que vai competir nas modalidades de “Atletismo” e “Para Powerlifiting”, viu garantido, “preto no branco”, na passada sexta-feira, o apoio da Câmara Municipal de Palmela para poder apurar a melhor forma até entrar em acção em França.
Álvaro Balseiro Amaro, presidente da autarquia, rubricou juntamente com Simone Fragoso um protocolo de cooperação que visa a cedência, por parte do município, de transportes para a participação da atleta em treinos e competições. A assinatura decorreu na Piscina Municipal de Palmela. Através do programa Palmela Desporto e Mecenas de Palmela, a autarquia irá conseguir contribuir para os treinos, seminários e provas internacionais que a atleta – que treina três vezes por semana no Centro Desportivo Nacional do Jamor – tem planeadas realizar até ao início dos Jogos Paralímpicos.
Em declarações a O SETUBALENSE, Simone Fragoso revelou que este ‘casamento’ com a edilidade “já tinha sido proposto há algum tempo”. E que, agora, chegou em “boa hora”.
“Eu e os que me acompanham temos feito um esforço tremendo para me conseguir manter a caminho da capital, onde treino. Antigamente era mais fácil, mas agora as coisas estão mais complicadas, daí eu ter feito o pedido para este protocolo. Este apoio veio colmatar esta necessidade física, psicológica e financeira, porque eu não estava a conseguir”, desabafou.
Já Álvaro Amaro lembrou que, para o concelho, é “um dever e uma obrigação” fazer parte do sonho e do desenvolvimento da carreira da atleta de Palmela. “Para além de uma atleta de excelência é um ser excepcional, com um ânimo e uma alma muito importantes, e serve como exemplo para quem pense que tem muitas dificuldades na vida, pois elas podem existir, mas existem para ser superadas. É por isso que a Simone é uma referência de Palmela”, concluiu o autarca.