Depois do jogo de domingo ficam ainda duas jornadas por realizar na 2.ª Divisão
O Vitória Futebol Clube B pode já este domingo garantir a subida à 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. Para fazerem já a festa no Campo Municipal Vítor Baptista, mesmo sem depender do resultado de terceiros, basta aos sadinos pontuar diante do Almada Atlético Clube na partida da 12.ª jornada da fase final do segundo escalão do futebol do distrito, que tem início às 17 horas.
Com 24 pontos em 11 jornadas, os setubalenses lideram a prova com mais dois pontos que o segundo classificado, Lagameças, equipa que, caso vença na deslocação a Alfarim (3.º classificado com 16 pontos), também assegura já a promoção à elite do futebol regional. Feitas as contas, o cenário é totalmente favorável ao Vitória, que, mesmo perdendo (desfecho que ninguém no clube admite), sobe se o Alfarim perder ou empatar.
Mesmo sabendo que têm na tarde de domingo a concorrência do futebol feminino, que já assegurou a subida à 2.ª Divisão Nacional e foi (merecidamente) premiada com a possibilidade de jogar no Estádio do Bonfim numa partida que começa uma hora antes dos ‘bês’ masculinos (16 horas), os jogadores da equipa B masculina acreditam que, logo após o final do jogo das Meninas do Sado, mais adeptos possam rumar ao Campo Vítor Baptista para apoiar a equipa na segunda parte
Já depois de ter terminado a série A (1.ª fase) em 1.º lugar, o Vitória conseguiu manter a superioridade em relação aos adversários na fase final. Com sete triunfos, três empates e um empate, a campanha dos comandados de Paulo Martins na fase final tem sido muito elogiada por quem tem acompanhado o percurso e os desempenhos da equipa que, ainda no passado fim-de-semana, foi ganhar por categóricos 2-5, no Estádio Municipal do Bravo, casa do Seixal Clube 1925.
Num encontro em que houve a particularidade de todos os sete golos terem sido apontados no segundo tempo, o conjunto seixalense até se colocou em vantagem no marcador, aos 52 minutos, por Miguel Reis. A reacção vitoriana ao 1-0 foi célere como comprovam os três golos marcados em menos de 10 minutos graças ao ‘bis’ de Francisco Ascenso (54 e 57) e João Marouca (60).
Após o 1-3, o emblema da Margem Sul do Tejo, que ocupa a 5.ª posição com 14 pontos, ainda reduziu para 3-2 por intermédio de Gonçalo Vieira (64), mas os sadinos voltaram à carga, conseguindo marcar por mais duas vezes através de Micael Ramos (78) e Rafael Monteiro (90+1). O êxito robusto, por 2-5, contribuiu para o Vitória consolidar o estatuto de melhor ataque da prova, com 33 golos apontados.
Apesar de enfrentarem domingo o penúltimo classificado do campeonato, o conjunto vitoriano promete atenção máxima ao Almada, que vem a Setúbal depois de ter perdido na jornada anterior, por 0-2, na recepção ao Juventude Sarilhense. Refira-se que na primeira volta da prova, a 19 de Março, aquando da visita dos pupilos de Paulo Martins ao Campo de Jogos do Pragal, os verdes e brancos ganharam, por 1-3, com golos de Robson e Diogo Ferreira (bisou).