Depois de terem sido sensação na fase regular os azuis da Medideira foram a grande desilusão da fase da subida de divisão.
O Amora despediu-se da pior maneira da época 2022/23 porque foi goleado pelo Lank Vilaverdense na última jornada da fase de apuramento do campeão da Liga 3, onde sofreu cinco derrotas e conquistou apenas uma vitória, terminando no último lugar com apenas três pontos.
Para esta partida, o treinador João Pereira apostou nos mesmos jogadores que haviam sido titulares na vitória obtida na jornada anterior frente ao Belenenses só que desta vez as coisas não correram nada bem e a equipa acabou por dar uma pálida imagem daquilo que na realidade vale.
Os minhotos, que terminaram em segundo lugar e vão disputar o play-off com o SC Braga “B”, aos seis minutos de jogo beneficiaram de um penalti mas Edmilson não conseguiu concretizar porque o guarda-redes do Amora, Júlio Neiva, que voltou a ser titular, adivinhou o lado e defendeu.
O Amora tentou reagir mas dez minutos depois o Lank Vilaverdense colocou-se em vantagem com um golo marcado pelo jogador que havia desperdiçado o penalti, Edmilson, com um remate rasteiro efectuado do lado esquerdo do seu ataque.
Até ao intervalo o jogo ficou equilibrado mas não se registaram situações de grande perigo porque a bola andou sempre longe das balizas.
Aos três minutos da segunda parte a equipa da casa aumentou para 2-0 na sequência de um pontapé de canto, numa jogada de laboratório, finalizado por André Soares. Aos 65 minutos, após livre lateral de Yannick, João Batista fez o terceiro golo.
A equipa da margem sul do Tejo ainda tentou minimizar a situação mas Diogo Martins e Paulo Marcelo mostraram-se algo perdulários ao contrário dos minhotos que na compensação ainda marcaram mais dois golos, um por Zé Pedro (90+1’) na cobrança de um penalti cometido por Júlio Neiva e o outro por João Batista, num cabeceamento após canto cobrado por Yannick do lado direito do seu ataque (90+4’).