Aos 40 anos, o grupo que preserva e defende as tradições alcochetanas tem 60 sócios. Todos eles com a terra no coração
Com a Casa da Malta, em Alcochete, a celebrar o 40.º aniversário, a 1 de Maio assinala-se, anualmente, o convívio deste grupo que tem por objectivo preservar as tradições locais. Este ano, salienta a autarquia, que “a festa foi ainda mais especial” com a “oferta da imagem de São Martinho”, por Alexandre Gonçalves, ‘maltez-almoxarife’ (conselho fiscal) tendo sido esta benzida pelo Padre Ramiro, actual pároco do município.
Como sempre, não faltou comida e bebida, tendo sido o almoço oferecido à comunidade local pela Casa da Malta de Alcochete.
Na ocasião, Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, aproveitou para realçar a história da instituição: “Ao olharmos para estas paredes, verificamos com apreço todos aqueles que fisicamente gostariam de estar aqui, mas por razões óbvias não estão. Acredito que, espiritualmente, possamos sentir o carinho de todos os que contribuíram ao longo destes 40 anos”.
Na sua intervenção, o autarca felicitou o ‘maltez-mor’ (presidente) da Casa da Malta, Augusto Madeira, e toda a sua equipa, ao mesmo tempo que comentava que sempre viu a Casa da Malta como um “colectivo”, estando esta a “perpetuar história no tempo”.
Fernando Pinto quis ainda relembrar a “importância de todos os cidadãos que contribuíram e contribuem para o aumento da economia e das condições de vida de todos os trabalhadores”.
Para Augusto Madeira, o 1 de Maio de 2023 significou mais um aniversário marcante, em muito pela oferta da imagem de São Martinho. “Os aniversários, a comemoração do São Martinho e as Festas do Barrete Verde e das Salinas são, para a Casa da Malta, festas obrigatórias”.
Com 60 sócios, todos eles por convite, o Grupo Casa da Malta assume-se pela sua particularidade. “Para ser sócio tem de se gostar e defender as tradições alcochetanas”, sublinha o ‘maltez-mor’. Outra questão é que a designação das funções dos membros da direcção é peculiar, além da que é atribuída ao presidente da direcção e a do conselho fiscal, também a do presidente da assembleia-geral é diferente; Estevão Boieiro é designado por ‘chanceler-mor’.
A cerimónia do 40.º aniversário, além do presidente da Câmara Municipal, contou com a presença do vereador Pedro Lavrado, de Maria Manuel Maduro, presidente da Junta de Freguesia de Alcochete e de Mário Catalão Boieiro, presidente da Assembleia Municipal de Alcochete.