Vai ser construído em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência
O Amora Futebol Clube assinalou a passagem do seu 102.º aniversário com um programa comemorativo de onde sobressaiu a gala realizada no Manjar das Laranjeiras, em Fernão Ferro, que contou com a presença de 400 pessoas, contando-se entre elas, associados, adeptos, atletas masculinos e femininos e alguns convidados, sendo de destacar Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal; Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora; e, Francisco Cardoso, presidente da AF Setúbal.
A primeira intervenção da noite pertenceu ao dirigente associativo que ofereceu uma placa comemorativa ao presidente da direcção do clube, Rui Pedro. Francisco Cardoso enalteceu o trabalho desenvolvido pelo clube ao longo dos tempos e deu os parabéns às equipas que se sagraram campeãs distritais, neste caso as equipas de juvenis masculinos e femininos, que vão receber os troféus no próximo fim-de-semana.
Um dos pontos altos da Gala, apresentada por Álvaro Antunes, foi a intervenção do arquitecto José Pequeno que deu a conhecer o projecto para o novo centro de treinos que vai ser construído na Quinta da Princesa, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O projecto inclui dois campos que ficarão interligados, um num plano mais elevado que o outro devido ao declive no terreno, mas inicialmente só vai ser construído um (na zona mais a sul) com os respectivos balneários, num edifício de forma triangular.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, começou por abordar as origens do clube e a forma como ele nasceu [num piquenique, no dia do trabalhador] e depois fez questão de salientar que “o Amora Futebol Clube é hoje um baluarte do movimento associativo local e nacional que, fruto de uma parceria com a Câmara Municipal do Seixal, tem vindo a crescer. Exemplo disso é a Academia, o Centro de Treinos do Serrado e agora, no âmbito dessa parceria, o projecto para o Centro de Treinos da Quinta da Princesa que foi objecto de uma candidatura da Câmara Municipal ao PRR, e para o qual existe um orçamento de 650 mil euros. A comunidade da Quinta da Princesa queria um campo de futebol de 11 e em conjunto com o Amora FC, isso vai ser possível”.
Rui Pedro, presidente do clube, por sua vez salientou que “esta semana houve um jogador internacional que visitou o nosso estádio e disse que o Amora anda nas bocas do mundo e eu respondi que isso se deve ao trabalho dos nossos parceiros, onde se inclui a SAD, a quem agradecemos”. Rui Pedro abordou também o empenho dos atletas na sua actividade e a colaboração dos pais que tem sido relevante, bem como o apoio dos sócios e patrocinadores, realçando que nada se consegue sozinho. O presidente do clube deixou ainda uma palavra especial para o presidente da Assembleia Geral, Carlos Henriques, que é uma pessoa que está ao serviço do Amora 24 horas por dia. “Tem sido o meu braço direito”, deixou bem vincado.
O presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, depois de felicitar o clube e saudar os presentes referiu que chegou o momento de projectar o futuro do clube. “O Amora está na primeira linha dos clubes no concelho mas pode ir mais longe. Temos que acordar. A freguesia tem 50 mil habitantes mas há localidades muito mais pequenas que estão num plano superior. A Junta de Freguesia está disponível para colaborar, dentro das suas limitações, mas é preciso mais apoio”, rematou.
Na Gala foram também entregues diplomas a atletas por mérito desportivo e escolar bem como emblemas aos associados com 25 e 50 anos de filiação clubística. E, no final, foram cantados os parabéns.