26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Santuário da Atalaia recebe tradição com 500 anos de história

Santuário da Atalaia recebe tradição com 500 anos de história

Santuário da Atalaia recebe tradição com 500 anos de história

Procissão de Oeiras ao Montijo cumpre-se por rio e por terra e integra comemorações dos círios. Embarcação Deolinda Maria transporta peregrinos

A tradição religiosa remonta ao século XV e vai ser recriada no próximo dia 3 de Junho. Trata-se da Procissão de Oeiras à freguesia montijense da Atalaia, que volta a unir as duas margens do Tejo.

A iniciativa assenta numa peregrinação fluvial com destino ao Santuário de Nossa Senhora da Atalaia. O cortejo sai da Marina de Oeiras pelas 8h30 e tem chegada prevista ao Montijo às 13h30.

- PUB -

Este reeditar da tradição do Círio de Oeiras prevê, além da ligação fluvial, um percurso pedestre desde o Cais das Faluas até ao santuário da Atalaia.

Pelo rio, os peregrinos serão transportados a bordo da embarcação montijense Deolinda Maria, que o município irá disponibilizar para o efeito. De resto, a autarquia decidiu ainda na última reunião do executivo atribuir à Fábrica da Igreja do Senhor dos Navegantes, entidade que participa na organização da romaria – a cargo da Associação Náutica Clássicos de Oeiras – um apoio financeiro de 2 500 euros.

A procissão, segundo a Câmara Municipal do Montijo, integra “a programação anual da Marinha do Tejo”, e pretende “potenciar e diversificar o culto e solicitude Mariana, para a protecção do rio e das suas gentes”.

- PUB -

Além disso, o evento visa ainda “reforçar as relações de convívio entre as comunidades”, ao mesmo tempo que “procura promover o património histórico-marítimo”, bem como a dinamização cultural do estuário do Tejo, e “dar visibilidade às embarcações tradicionais enquanto elementos distintivos de oferta turística”.

O Montijo e o santuário da Atalaia aguardam várias dezenas de peregrinos nesta iniciativa a ter lugar no arranque de Junho, dois meses antes da realização da Jornada Mundial da Juventude.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -