5 Maio 2024, Domingo
- PUB -
InícioÚltimasTestes em lares da região arrancam segunda-feira em Setúbal

Testes em lares da região arrancam segunda-feira em Setúbal

Plano da Área Metropolitana de Lisboa tem duração prevista de 10 dias e a estimativa é de que sejam feitos 250 testes por dia

 

- PUB -

Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão testar todos os funcionários de lares e de estruturas de apoio a idosos sem casos de Covid-19, com Setúbal (a par de Sintra) a iniciar o processo já na próxima segunda-feira.

A decisão foi tomada ontem à noite numa reunião por videoconferência que envolveu a AML e autarcas dos 18 municípios que a integram, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, e representantes locais, regionais e distritais de protecção civil, segurança social e saúde – indo ao encontro das expectativas avançadas no início desta semana pelo presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, em declarações a O SETUBALENSE.

O plano tem para já uma duração prevista de 10 dias, mas deverá ser estendido, assumindo-se que não se deverá conseguir testar todas as pessoas neste período.
Segundo a AML, na primeira semana estima-se que sejam testados 500 profissionais por dia, dando prioridade às instituições que estejam devidamente licenciadas, mas este número pode aumentar posteriormente.

- PUB -

As restantes instituições também serão contempladas, mas numa segunda fase, adiantou.
Se algum dos profissionais tiver um resultado positivo, serão realizados testes a todos os residentes da instituição.

Para operacionalizar esta iniciativa, a área metropolitana dividiu os municípios nas áreas territoriais norte e a sul, correspondentes aos municípios das margens norte e sul do Tejo.

Cada uma destas zonas terá uma equipa multidisciplinar, coordenada pela Proteção Civil, a realizar diariamente os testes de rastreio.
A AML prevê que na primeira semana sejam realizados por dia cerca de 250 testes em cada uma destas zonas.
A recolha, colheita e entrega de testes para análise será feita por técnicos dos agrupamentos dos centros de saúde e das comissões de proteção civil.

- PUB -

A Câmara de Setúbal anunciou, no site do município, que já hoje serão realizadas visitas aos lares para preparar o início da testagem, que decorrerá a partir de segunda-feira nos próprios lares, à cadência de 250 testes por dia.
De acordo com a autarquia, na Península de Setúbal vão ser testados, numa primeira fase, “todos os funcionários de lares e instituições residenciais nos quais ainda não houve qualquer registo positivo de casos por infeção do novo coronavírus”.

Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infecção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia que reflete dados até às 24h00 de quarta-feira.
De acordo com a DGS, cerca de um terço das mortes verificaram-se em lares de idosos.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -