Exposição de pintura de artista belga integra o programa cultural das comemorações do aniversário da infra-estrutura portuária
No âmbito das comemorações do centenário do Porto de Setúbal, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) organizou uma semana de portas abertas “O Porto e a Cidade” onde vão ser realizadas visitas aos terminais portuários.
A semana, que arranca hoje e se estende até sexta-feira, tem duas visitas marcadas para cada um dos dias, uma pelas 10h30 e outra pelas 15h00. Segunda-feira é reservada para visitar os terminais portuários e o terminal especializado Secil. Já terça-feira, os visitantes têm oportunidade de conhecer a Lisnave Estaleiros Navais e os terminais portuários. Na quarta-feira, a 19 de Abril, visitam-se os terminais portuários nos dois horários.
Dia 20 de Abril volta a decorrer uma ida ao terminal especializado Secil e aos terminais portuários. No último dia, sexta-feira, volta-se aos terminais portuários e à Lisnave Estaleiros Navais.
Também a comemorar os 100 anos do porto sadino, está patente no Forte de Albarquel “Porto de Setúbal, 100 Anos de História, Imagens que Ficam”, exposição de pintura do artista belga Eddy Van Calsteren.
A apresentação cultural pode ser apreciada até 29 de Abril, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00, e das 15h00 às 17h00, aos sábados das 10h00 às 13h00, estando encerrada aos domingos e feriados.
As visitas aos terminais e a mostra artística fazem parte do programa de actividades, apresentado em Janeiro pela APSS, para comemorar os 100 anos do Porto de Setúbal. As celebrações do centenário estendem-se ao longo de um ano estando programados seminários, passeios marítimo-turísticos, visitas aos terminais, e outras actividades.
Na inauguração da exposição artística estiveram André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Correia, presidente da APSS, e Eddy Van Calsteren, autor da exposição. André Martins refere que é um “privilégio ver alguém que não é da cidade reproduzir aquilo que de mais bonito esta tem”.
Carlos Correia apontou que a obra do artista belga é uma importante homenagem ao porto e à cidade. “Uma homenagem a um porto que se tem desenvolvido em harmonia com a cidade e valorizando o património, a natureza e os ecossistemas circundantes, integrando se numa das mais belas baías do mundo”.
Eddy Van Calsteren agradeceu a oportunidade de expor as suas artes sobre “esta bela baía de Setúbal”, que também divulga nas redes sociais.