“Tetralogia Operática sobre Quatro Constituições Portuguesas” resulta na apresentação ao público de várias óperas até 2025
O projecto “Tetralogia Operática sobre Quatro Constituições Portuguesas”, desenvolvido pela Associação Setúbal Voz, recebeu o Alto Patrocínio da Presidência da República. No âmbito da iniciativa, a realizar entre 2023 e 2025, a associação vai apresentar ao público várias óperas inspiradas nas constituições portuguesas.
A notícia surgiu na semana em que a Associação Setúbal Voz apresentou o espectáculo intitulado “Uma Pátria à Procura de Portugal”, realizado no passado sábado na Igreja do Convento de Jesus. Trata-se de uma criação do Coro Setúbal Voz, que contou com a participação da Companhia de Ópera de Setúbal.
A concepção e direcção do espectáculo esteve a cargo de Jorge Salgueiro, enquanto Iolanda Rodrigues esteve responsável pela coreografia e corporalidade.
A visualidade e a caracterização, por sua vez, foram assumidas por Maria Madalena, sendo que ao piano esteve Eduardo Jordão.
Enquanto isso, Ana Filipa Leitão, Diogo Oliveira, Luís Carlos Figueiras, Mariana Chaves, Maria Inês Beira e Sara Brites foram os solistas da Companhia de Ópera de Setúbal que participaram no espectáculo.
Por parte do Ateliê de Ópera de Setúbal e do Coro Setúbal Voz – que esteve ainda representado por 70 coralistas – subiram a palco as solistas Patrícia Ferreira e Juliana Telmo, respectivamente, assim como o actor Nuno Zúniga.