ARCOLSA pretende afirmar o certame como eco evento. Municípios de Setúbal e Sesimbra vão marcar presença
A freguesia de Quinta do Anjo recebe, de 31 de Março a 2 de Abril, a 27.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA).
O evento, que apresenta um programa de actividades diversificado e que já faz abrir o apetite, pretende dar a conhecer a vasta oferta de produtos regionais e constitui-se como uma das referências no calendário anual de iniciativas do concelho – no ano passado foi batido o recorde de afluência, com cerca de 18 mil pessoas a visitarem o recinto em S. Gonçalo, Cabanas.
Este ano, o festival vai contar com 39 stands: 15 de vinhos da Península de Setúbal; nove de queijarias; dois de panificadoras; e 13 de doçaria ou mel. E a multiplicidade dos produtos podem, assim, ser adquiridos directamente do produtor.
A programação conta com diversos momentos ligados ao mundo rural, entre os quais a Corrida de Ovelhas 100% Saloias, actividades de tosquia e equestres, passeios e trails, mas também espectáculos de música, com Jorge Nice a subir ao palco no dia da inauguração do certame, a 31 de Março.
Na sessão da apresentação, que decorreu na passada quarta-feira, o presidente da ARCOLSA, Francisco Macheta, disse a O SETUBALENSE que “o grande objectivo do festival é a apresentação dos produtos da região, mas o grande desafio é mantê-lo no espírito familiar”, além de uma continuada aposta em toda a essência “rural”.
E o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, reforçou que a importância do certame está relacionada com a “marca territorial”, mas sobretudo com a promoção “dos produtos de excelência que existem no território”. Todo o programa, com a vasta oferta “dos restantes concelhos da Arrábida que vão estar presentes, que são Setúbal e Sesimbra”, deixa a “expectativa de que este ano se receba ainda mais visitantes”, confessou o autarca.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, António Mestre, lembrou o reforço do apoio financeiro para esta edição do evento, para destacar de seguida a importância da participação e da preservação da tradição e do local por parte “de todo o movimento associativo”.
Novidade este ano é a disponibilização de um copo reutilizável do festival, adquirido à entrada juntamente com a pulseira. O objectivo é afirmar cada vez mais o certame como um eco evento. As pulseiras têm o valor simbólico de 2€ para um dia com oferta do copo e o mesmo valor para os três dias, mas neste último caso já sem oferta do copo, que pode ser adquirido por mais 1€.
As pulseiras podem ser compradas previamente, na casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, e na Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.
Setúbal promove-se com espaço próprio
O município de Setúbal vai estar representado no festival com um espaço próprio, para, ao longo dos três dias, dar a conhecer os alguns dos mais afamados produtos do território sadino. “Território com Identidade e Sabor – Gastronomia e Vinhos” é a marca com que o espaço setubalense se irá apresentar aos visitantes.
E logo no dia de abertura do certame quem por ali passar poderá desfrutar de “uma prova de moscatel de Setúbal” e de “produtos das empresas Cegas Tradições e Ostras Sobre Rodas”, revelou o município sadino.
Para 1 de Abril, este espaço reserva “provas de pão do Faralhão e de vinhos do concelho de Setúbal”, mas também de “casquinhas de laranja e ostras doces”, além de “mostras de produtos da Ostras sobre Rodas”.
E, a partir das 18h30, é levada a efeito “uma sessão de ‘showcooking’ com feijoada de buzinas, dinamizada pela Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal, a realizar no auditório do festival”. “Degustações de conservas Belmar e Cardume em pão do Faralhão e provas de casquinhas de laranja e ostras doces” são as propostas do espaço dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal para o último dia do evento.
O Festival Queijo, Pão e Vinho conta com os apoios da Câmara de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.
Acesso Vaivém gratuito transporta visitantes
A Câmara Municipal de Palmela vai disponibilizar um vaivém (autocarro) gratuito para transportar visitantes, ao longo dos três dias do festival, tendo em vista facilitar o acesso ao recinto do certame em S. Gonçalo, Cabanas, e “desincentivar deslocações em viaturas próprias”. O vaivém – entre o Largo de S. João, em Palmela, e o Parque de Merendas de S. Gonçalo, em Quinta do Anjo – terá, de acordo com a autarquia, “uma paragem junto ao Espaço Fortuna” na freguesia quintajense. O autocarro, faz ainda notar a autarquia, tem uma capacidade de “21 lugares”. No dia 31, o vaivém funciona das 20 horas às 23h30; no dia 1 de Abril opera entre as 16 e as 23 horas; e no último dia do festival, 2 de Abril, efectua carreiras das 14 às 21 horas.