Edifício foi totalmente demolido, sendo iniciadas as escavações para dar lugar a 77 apartamentos divididos em cinco pisos
A antiga Universidade Moderna, situada na Estrada das Machadas, em Setúbal, desapareceu sem deixar vestígio. As demolições começaram no inicio deste ano, e parecem estar concluídas, sendo que no local já se iniciaram escavações para preparar a nova estrutura que o terreno vai receber.
São 77 os apartamentos de luxo que vão ‘nascer’ no espaço, que serão divididos em cinco pisos. No âmbito do projecto Panorama Setúbal Apartments, desenvolvido pela imobiliária Incentinveste em parceria com o grupo israelita Taga Urbanic, vai ser criado um condomínio de apartamentos de luxo nas antigas instalações universitárias, explica a consultora JLL, responsável pela venda dos apartamentos, em nota de Imprensa.
A O SETUBALENSE, a consultora imobiliária JLL explicou que o investimento previsto “ainda não está a ser divulgado”, sabendo-se apenas que, “com uma gama de preços entre os 170 mil euros e os 716 mil euros, em causa estão 77 apartamentos”. As obras, que vão ser executadas pela empresa Gabriel Couto, com sede em Vila Nova de Famalicão, e prevê-se que estejam prontas até ao final de 2024.
O edifício vai contar com 77 apartamentos – um T0 (32 m²), 30 fracções T1 (69 m²), 33 unidades T2 (97 m²) e, por fim, 13 fracções T3 (141 m²) – que vão estar distribuídos por cinco pisos.
Todas as fracções vão contar “com arrecadação e estacionamento privativo, sendo que os apartamentos localizados ao nível dos pisos térreo e cobertura contarão ainda com grandes terraços e jardins privados e algumas das fracções terão também garagem com acesso directo aos apartamentos”.
O edifício onde funcionou a antiga Universidade Moderna está desocupado desde 2008, após o então ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, ter decidido encerrar de forma compulsiva a instituição de ensino superior, por falta de viabilidade económica e grave degradação pedagógica.
Em apenas dois anos, este é o segundo projecto residencial anunciado para a localização onde funcionou a extinta Universidade Moderna. Foi em Outubro de 2020 que a Incentinveste anunciou o projecto Vitória Residence, que iria ficar concluído no final de 2022, depois de obras de “reconversão e ampliação da antiga Universidade Moderna” para se transformar “no maior projecto residencial da região de Setúbal”. Este projecto contava com um investimento de 11 milhões de euros, mas nunca chegou a ver a luz do dia.